Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Barcia, Ricardo Miranda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Maluf, Sâmia Nagib |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T14:48:55Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T14:48:55Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177482 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78469 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O tema central desta pesquisa foi a análise da relação entre a virtualização organizacional e as estratégias mercadológicas. A técnica de pesquisa adotada foi a triangulação, que é a combinação de dados quantitativos com dados qualitativos. Em razão da natureza do objeto de estudo ser a virtualidade - que traz intrinsecamente o caráter da temporalidade - optou-se por uma pesquisa cross-sectional, em que os resultados apresentados dizem respeito a um determinado momento, no qual a pesquisa foi realizada. O presente estudo mostra que a virtualização organizacional, representada neste estudo pelo comércio eletrônico, pode ser considerada como uma estratégia de marketing, na medida em que pode possibilitar a eliminação de barreiras de entrada, ampliar a atuação da empresa no mercado, modificar as relações entre consumidor e empresa, reduzir os custos de comunicação, diferenciar os produtos e criar novos tipos de negócios. Porém, não se pode pretender tratá-lo de uma forma homogênea e indistinta, há que se respeitar as suas peculiaridades, as sabidas e as que estão por descobrir. Os resultados da pesquisa deste estudo demonstraram a existência de alterações nas estratégias mercadológicas das empresas estudadas e, como elas se alteraram, assim como foi identificado o estágio atual de virtualização organizacional em que se encontra as empresas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Marketing |
pt_BR |
dc.title |
Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar