O EVA (Economic Value Added) como instrumento de avaliação de desempenho econômico-financeiro de empresas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Beuren, Ilse Maria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ferreira, Luiz Felipe |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T14:45:45Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T14:45:45Z |
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dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178505 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78465 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Valor Econômico Agregado EVA® (marca registrada pela Stern Stewart & Co. nos Estados Unidos) como ferramenta de apoio gerencial nas organizações vem sendo enfatizado na literatura contábil mais intensamente na última década. De acordo com a Stern Stewart & Co., o Eva® é uma ferramenta para apurar a criação de valor, cuja mensuração envolve o resultado operacional líquido e o custo do capital empregado da empresa.O caso analisado consiste de uma empresa industrial do ramo de bebidas, denominada Companhia e Cervejaria Brahma. Os dados coletados da empresa constituem-se das demonstrações contábeis dos anos de 1996, 1997, 1998, e foram analisados de forma interpretativa com base na análise documental. Verificou-se que, para o cálculo do EVA®, os ajustes contábeis são fatores determinantes, pois influenciam diretamente no resultado. Constatou-se também que, na determinação do EVA® por empresas especializadas sem vínculo direto com a empresa, com base nas demonstrações contábeis publicadas, os resultados decorrentes do cálculo do EVA® se diferenciam substancialmente daquele que é divulgado internamente na empresa.O resultado do EVA® significa o montante de valor que foi criado ou destruído pelas operações da empresa tendo como benchamark o custo de oportunidade do capital. Em contraste com outros modelos, o EVA® demonstra claramente três estratégias gerais para a criação de valor: aumentar o retorno sobre o capital que já está investido; aumentar o capital somente se o retorno sobre esses recursos compensar o risco e o custo e reduzir o capital aplicado em investimentos que possui retorno sobre o investimento menor que o custo de oportunidade |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 122 f.| grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão de empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
O EVA (Economic Value Added) como instrumento de avaliação de desempenho econômico-financeiro de empresas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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