Proposta de recursos ergonômicos para ambientes de autoria e para bibliotecas de objetos de interação reutilizáveis /
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cybis, Walter de Abreu |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Focking, Gerson Pesente |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T14:26:57Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T14:26:57Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
161349 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78444 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O primeira meta deste estudo foi analisar e compreender como a engenharia de software, as técnicas, métodos e ferramentas formais necessárias à produção de software, tratam o desenvolvimento da interface do usuário. Esta análise evidenciou que as metodologias atualmente aplicadas na concepção de interfaces do usuário, não utilizam técnicas que busquem efetivamente especificar e avaliar os principais requisitos do usuário e da tarefa a ser informatizada. Com base nestes resultados, são apresentadas três técnicas de análise e projeto que buscam complementar estas metodologias tradicionais, fornecendo suporte para a integração de fatores humanos nas interações homem-computador (MUSE), descrevendo e analisando como a informação é utilizada durante a realização das tarefas (AIU) e gerando interfaces através de modelos de dados baseados em regras ergonômicas (GENIUS). A partir da compreensão destes métodos, realizou-se um estudo investigatório sobre ferramentas para desenvolvimento de interfaces, buscando avaliar o estado da arte destas ferramentas, verificando e apresentando as características de algumas delas, seus objetos de interação, suas potencialidades, funcionalidades e falhas. Este estudo permitiu formalizar várias considerações sobre estas ferramentas, que mescladas com requisitos ergonômicos para interfaces do usuário encontrados em vários autores e guias de estilo (Bastien & Scapin, Smith & Mosier, Motif, Microsoft, LabIUtil), formam um quadro de propostas de recursos ergonômicos para um possível ambiente de autoria e seus respectivos objetos de interação, na intenção de construir uma ferramenta com características de utilização ergonômicas, de uso fácil e que produza interfaces dentro de normas e padrões também ergonômicos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
139f.| il. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de software |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ergonomia de software - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fatores humanos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Interação homem maquina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Interfaces (Computador) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Software - |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de recursos ergonômicos para ambientes de autoria e para bibliotecas de objetos de interação reutilizáveis / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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