Qualidade de vida dos motoristas e cobradores de empresas de transporte coletivo: um enfoque ergonômico /

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Qualidade de vida dos motoristas e cobradores de empresas de transporte coletivo: um enfoque ergonômico /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Michels, Glaycon pt_BR
dc.contributor.author Mayolino, Ricardo Bernardo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T13:52:36Z
dc.date.available 2012-10-17T13:52:36Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174393 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78400
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo pretendeu oferecer uma visão amplificada da qualidade de vida de motoristas e cobradores de três das maiores empresas de transporte coletivo do município do Rio de Janeiro. em um enfoque ergonômico, no qual a Ergonomia foi entendida numa perspectiva holística. De um lado, a categoria vem sofrendo pressões populares que evidenciam a má qualidade do serviço prestado. De outro, os sindicatos apresentam publicações e dão declarações e entrevistas nas quais a qualidade do atendimento aos profissionais é ressaltada. Para evidenciar as divergências, o pesquisador se valeu de publicações dos sindicatos nas quais há uma preocupação com a qualidade do transporte, dos usuários. Psicólogos, pedagogos e administradores declaram-se empenhados na melhoria dos serviços que prestam. Os motoristas e cobradores foram acompanhados em viagens rápidas e longas por duas pesquisadoras durante três meses consecutivos. Foi aplicado, concomitantemente à observação participante, um questionário no qual os profissionais puderam externar satisfações e frustrações acerca do trabalho, do turno, das empresas, dos ônibus, da qualidade de vida. Os resultados revelaram uma discrepância entre o que os profissionais realmente fazem no seu dia a dia e o que declararam. A essa discrepância soma-se o que psicólogos, administradores e donos de empresa declaram. Finalmente, os motoristas e cobradores analisados não possuem uma boa qualidade de vida, necessitando de atenção maior por parte das empresas no sentido de adotar não apenas os princípios ergonômicos, mas também promover programas efetivos de qualidade. Conclui-se pela sugestão de hipóteses que, se comprovadas, permitirão uma melhor avaliação do caso em apreço. pt_BR
dc.format.extent x, 115 f.| tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.subject.classification Rio de Janeiro (RJ) pt_BR
dc.subject.classification Transportes coletivos pt_BR
dc.subject.classification Motoristas de onibus pt_BR
dc.subject.classification Rio de Janeiro (RJ) pt_BR
dc.subject.classification Rio de Janeiro (RJ) pt_BR
dc.subject.classification Cobradores de ônibus pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Trabalho pt_BR
dc.subject.classification Qualidade de vida pt_BR
dc.title Qualidade de vida dos motoristas e cobradores de empresas de transporte coletivo: um enfoque ergonômico / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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