A educação formal no velho município de Chapecó (1929-1945)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nodari, Eunice Sueli |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vieira, Alexandre Sardá |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T13:19:56Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T13:19:56Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
173363 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78367 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo da dissertação é o estudo da educação formal no município de Chapecó, no período compreendido entre 1929 e 1945, percebendo sua representação para os habitantes do município e a sua utilização na construção da região. Chapecó foi criado em 1917 após a resolução da Questão do Contestado e colonizado por descendentes de alemães e italianos, em especial, procedentes do Rio Grande do Sul. Esses migrantes trouxeram em sua bagagem seus ideais de construção de uma nova comunidade e a educação assumiria um papel importante para a realização de seus objetivos. Assim, a comunidade preocupava-se com a constante falta de escolas públicas e professores na região. Com a instalação do "Estado Novo" em 1937, a região sofreu as conseqüências do processo de nacionalização do ensino. Muitas escolas foram fechadas e professores afastados de suas funções. |
pt_BR |
dc.format.extent |
106 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Chapecó (SC) |
pt_BR |
dc.title |
A educação formal no velho município de Chapecó (1929-1945) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar