Prática pedagógica, processos interativos humanos e a construção do conhecimento usando a internet: uma análise a partir da teoria histórico-cultural de Lev S. Vygotsky ; orientador, Oscar Ciro López. -

DSpace Repository

A- A A+

Prática pedagógica, processos interativos humanos e a construção do conhecimento usando a internet: uma análise a partir da teoria histórico-cultural de Lev S. Vygotsky ; orientador, Oscar Ciro López. -

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lopez Vaca, Oscar Ciro pt_BR
dc.contributor.author Borges, Ilma pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T13:02:51Z
dc.date.available 2012-10-17T13:02:51Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 173872 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78342
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa o desenvolvimento de uma proposta pedagógica fundamentada na teoria de Vygotsky, enfocando os processos interativos humanos e a construção do conhecimento usando a Internet como instrumento pedagógico. A proposta pedagógica concretizou-se na criação de comunidades de aprendizagem virtuais. Estas comunidades foram caracterizadas pela realização de atividades pedagógicas, com um grupo de estudantes do sétimo semestre de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina, matriculados na Disciplina Psicologia Educacional II, ministrada pela pesquisadora-educadora. Avaliou-se no transcorrer do estudo piloto as possíveis alterações comportamentais do grupo de estudantes, acompanhando suas percepções e concepções anteriores e posteriores ao uso da Internet em suas atividades acadêmicas, e para tanto, a proposta pedagógica dividiu-se em fases denominadas de Introdução, na qual objetivou-se caracterizar o perfil, as expectativas e os interesses dos educandos e apresentação da Proposta Pedagógica; Problematização, na qual caraterizou-se o nível de conhecimento dos educandos sobre o uso da Internet na educação; Desenvolvimento, na qual os educandos dividiram-se em comunidades de aprendizagem virtuais com a finalidade de usar efetivamente a Internet na construção do conhecimento. Ao final do estudo piloto, os resultados apontaram para uma gradual mudança de percepções e concepções dos estudantes frente ao uso da Internet na educação, tendo como fator pró-ativo do processo o embasamento teórico na abordagem histórico-cultural. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Internet (Redes de computadores) pt_BR
dc.subject.classification Análise de interação em educação pt_BR
dc.title Prática pedagógica, processos interativos humanos e a construção do conhecimento usando a internet: uma análise a partir da teoria histórico-cultural de Lev S. Vygotsky ; orientador, Oscar Ciro López. - pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
173872.pdf 3.074Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar