A ergonomia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem: uma análise das salas de aula do CEFET/RN

DSpace Repository

A- A A+

A ergonomia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem: uma análise das salas de aula do CEFET/RN

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Tavares, Cláudia Régia Gomes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T12:39:56Z
dc.date.available 2012-10-17T12:39:56Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 179242 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78313
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa aborda as contribuições que a ergonomia pode proporcionar ao processo de ensino-aprendizagem, após a introdução de novas tecnologias como recursos didáticos. Nesse sentido, visualiza-se a ergonomia enquanto proporcionadora da concepção ou da transformação das situações de trabalho, a partir dos seus aspectos técnicos ou sócio-organizacionais, considerando-se o máximo de conforto, eficácia e satisfação. É relativamente recente a introdução dessas novas tecnologias de ensino no ambiente de sala de aula, bem como o dimensionamento ergonômico destinado a essa nova realidade, tornando-se importante a discussão apresentada acerca dessa experiência teórico-empírica. Nesse aspecto, este estudo de caso se desenvolveu no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, onde salas de aulas foram reorganizadas para receber equipamentos modernos, com o intuito de suprir professores e alunos de recursos didáticos variados. Para tanto, a metodologia utilizada foi a Análise Ergonômica do Trabalho na detecção dos problemas após a implantação das novas tecnologias, tais como: disposição inadequada dos equipamentos, reflexo na visualização dos mesmos, mobiliários inadequados, entre outros, o que culmina em recomendações ergonômicas, cujo objetivo é fixar diretrizes para que o ambiente se torne mais salubre, com mobiliários e equipamentos adequando-se aos usuários, layout funcional, etc., no sentido de melhorar o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas, assim como ampliar agradavelmente as relações entre professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.format.extent xiv, 180 f.| il., tab. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.subject.classification Ambiente de sala de aula pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title A ergonomia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem: uma análise das salas de aula do CEFET/RN pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS1459-D.pdf 9.084Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar