A ergonomia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem: uma análise das salas de aula do CEFET/RN
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Tavares, Cláudia Régia Gomes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T12:39:56Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T12:39:56Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
179242 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78313 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa aborda as contribuições que a ergonomia pode proporcionar ao processo de ensino-aprendizagem, após a introdução de novas tecnologias como recursos didáticos. Nesse sentido, visualiza-se a ergonomia enquanto proporcionadora da concepção ou da transformação das situações de trabalho, a partir dos seus aspectos técnicos ou sócio-organizacionais, considerando-se o máximo de conforto, eficácia e satisfação. É relativamente recente a introdução dessas novas tecnologias de ensino no ambiente de sala de aula, bem como o dimensionamento ergonômico destinado a essa nova realidade, tornando-se importante a discussão apresentada acerca dessa experiência teórico-empírica. Nesse aspecto, este estudo de caso se desenvolveu no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, onde salas de aulas foram reorganizadas para receber equipamentos modernos, com o intuito de suprir professores e alunos de recursos didáticos variados. Para tanto, a metodologia utilizada foi a Análise Ergonômica do Trabalho na detecção dos problemas após a implantação das novas tecnologias, tais como: disposição inadequada dos equipamentos, reflexo na visualização dos mesmos, mobiliários inadequados, entre outros, o que culmina em recomendações ergonômicas, cujo objetivo é fixar diretrizes para que o ambiente se torne mais salubre, com mobiliários e equipamentos adequando-se aos usuários, layout funcional, etc., no sentido de melhorar o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas, assim como ampliar agradavelmente as relações entre professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.format.extent |
xiv, 180 f.| il., tab. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ergonomia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente de sala de aula |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
A ergonomia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem: uma análise das salas de aula do CEFET/RN |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar