A utilização da discriminação condicional no ensino da leitura e escrita a crianças com paralisia cerebral

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A utilização da discriminação condicional no ensino da leitura e escrita a crianças com paralisia cerebral

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, José Gonçalves pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Valíria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T11:41:43Z
dc.date.available 2012-10-17T11:41:43Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 170265 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78231
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo voltado para a área da aprendizagem que lida com o comportamento de leitura e escrita, ensinada através de um procedimento de escolha de acordo com o modelo (matching to sample). Cinco crianças com paralisia cerebral, vinculadas a um serviço de reabilitação, e ao ensino regular, 4 com história de repetência, participaram deste trabalho. O procedimento consistiu nos estímulos modelos palavras faladas e de comparação palavras impressas. Na etapa de aprendizagem, as tentativas corretas eram reforçadas por expressões verbais e, com D e B, houve acréscimo de fichas que eram trocadas por material escolar. Todos os 5 Ss leram as palavras de ensino, as de generalização foram lidas por três dos Ss; os demais passaram a ler, na metade do procedimento sílabas das palavras de ensino presentes nas de generalização. Nos testes de leitura, os percentuais variam de 80 a 100% de leitura correta das palavras de ensino; nas palavras de generalização, M, F e J leram palavras e textos de outros contextos, como sala de aula e residência, conforme depoimento de pais e professores. No teste de leitura de textos, houve uma melhora de 90%, tanto na leitura como na interpretação do conteúdo, para M. Os Ss J e F, o percentual foi acima de 80% de leitura correta do texto apresentado. Os dados demonstram que os procedimentos de escolha de acordo com o modelo, conduziram os Ss a ler com compreensão, os textos fornecidos pela professora. Através da observação direta em sala de aula e depoimentos de pais e professores, observou-se, mudanças no comportamento acadêmico dos Ss em sala de aula, facilitando sua relação neste contexto e no ambiente familiar. pt_BR
dc.format.extent 120f.| grafs., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Paralisia cerebral nas criancas pt_BR
dc.subject.classification Criancas com lesões cerebrais pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem - pt_BR
dc.subject.classification Aspectos fisiologicos pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Alfabetização pt_BR
dc.subject.classification Fracasso escolar pt_BR
dc.title A utilização da discriminação condicional no ensino da leitura e escrita a crianças com paralisia cerebral pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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