Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Novaes, Antonio Galvão Naclério |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Constantino, Ademir Aparecido |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T00:42:19Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T00:42:19Z |
|
dc.date.issued |
1997 |
|
dc.date.submitted |
1997 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
108864 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77087 |
|
dc.description |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sistemática para o planejamento mensal de escalas de trabalho para condutores de trem, buscando uma distribuição mais equitativa possível das satisfações. O nível de satisfação de cada condutor é medido por meio de uma única função utilidade ajustada através de técnicas de preferência declarada. O planejamento de escalas é resolvido em duas etapas. A primeira procura obter uma escala cíclica otimizada, particionada em programações. Duas propostas são apresentadas para resolver este problema: uma formulação matemática baseada no modelo set covering e um algoritmo heurístico baseado no problema de atribuição. A segunda etapa consiste em alocar as escalas de trabalho aos condutores, de forma que o nível de satisfação seja equitativamente distribuído. A atribuição é feita levando em consideração o nível de satisfação do histórico de trabalho de cada condutor, e também, o nível de satisfação da escala futura. A heurística 2-opt foi implementada para resolver o problema. Essas propostas foram implementadas em sistemas computacionais que mostraram a eficiência da metodologia, a partir dos quais se obteve bons resultados. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 142f.| il., grafs., tabs. + anexos |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas de turnos de trabalho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Satisfação no trabalho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Produtividade do trabalho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trabalho-Planejamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar