Ensino à Distância: Uma Experiência com a Disciplina de Introdução à Contabilidade no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais.

DSpace Repository

A- A A+

Ensino à Distância: Uma Experiência com a Disciplina de Introdução à Contabilidade no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais.

Show simple item record

dc.contributor.author Souza, Antonio Artur de
dc.contributor.author Guerra, Mariana
dc.date.accessioned 2012-10-16T19:04:38Z
dc.date.available 2012-10-16T19:04:38Z
dc.date.issued 2007-12-29
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76611
dc.description.abstract A globalização tem provocado mudanças no mercado mundial, tornando-o mais competitivo e exigente. As alterações decorrentes desse novo mercado trazem conseqüências marcantes para o processo de gestão empresarial e, conseqüentemente, para a atuação profissional. Em resposta a esse panorama, as organizações vêm modificando seus modelos de gestão. Além disso, há uma demanda por profissionais que contribuam para a geração de valor e para o desenvolvimento da organização. Este artigo apresenta um estudo de caso na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o ensino à distância no curso de graduação em Ciências Contábeis. O objetivo principal é descrever a experiência de ensino à distância da disciplina de Introdução à Contabilidade nesse curso da UFMG. Para tanto, utilizou-se a ferramenta de ensino à distância Moodle, como plataforma para disponibilizar aos alunos atividades práticas de Sistemas de Informações (SIs) inter-relacionados com a Contabilidade Pelo estudo realizado, concluiu-se que ferramentas de ensino à distância podem contribuir para melhorar a qualidade do ensino da Contabilidade. Além disso, pelo fato dessas ferramentas se relacionarem diretamente com SIs, a utilização de plataformas de ensino à distância deve ser incentivada. Atualmente, o desenvolvimento de atividades práticas com a utilização de recursos tecnológicos ressalta-se como imprescindível ao processo ensino-aprendizagem. A aplicação dos conteúdos abordados na disciplina em estudo possibilita a conciliação teoria-prática, fator de grande significância principalmente em cursos de Contabilidade. Os profissionais que atuarão como gestores, em especial os contadores, devem procurar desenvolver suas habilidades, a fim de contribuírem para uma sólida formação profissional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title Ensino à Distância: Uma Experiência com a Disciplina de Introdução à Contabilidade no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais. pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TRABAJOARTURDESOUZA.pdf 488.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar