Ensino à Distância: Uma Experiência com a Disciplina de Introdução à Contabilidade no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais.

DSpace Repository

A- A A+

Ensino à Distância: Uma Experiência com a Disciplina de Introdução à Contabilidade no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais.

Show full item record

Title: Ensino à Distância: Uma Experiência com a Disciplina de Introdução à Contabilidade no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais.
Author: Souza, Antonio Artur de; Guerra, Mariana
Abstract: A globalização tem provocado mudanças no mercado mundial, tornando-o mais competitivo e exigente. As alterações decorrentes desse novo mercado trazem conseqüências marcantes para o processo de gestão empresarial e, conseqüentemente, para a atuação profissional. Em resposta a esse panorama, as organizações vêm modificando seus modelos de gestão. Além disso, há uma demanda por profissionais que contribuam para a geração de valor e para o desenvolvimento da organização. Este artigo apresenta um estudo de caso na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o ensino à distância no curso de graduação em Ciências Contábeis. O objetivo principal é descrever a experiência de ensino à distância da disciplina de Introdução à Contabilidade nesse curso da UFMG. Para tanto, utilizou-se a ferramenta de ensino à distância Moodle, como plataforma para disponibilizar aos alunos atividades práticas de Sistemas de Informações (SIs) inter-relacionados com a Contabilidade Pelo estudo realizado, concluiu-se que ferramentas de ensino à distância podem contribuir para melhorar a qualidade do ensino da Contabilidade. Além disso, pelo fato dessas ferramentas se relacionarem diretamente com SIs, a utilização de plataformas de ensino à distância deve ser incentivada. Atualmente, o desenvolvimento de atividades práticas com a utilização de recursos tecnológicos ressalta-se como imprescindível ao processo ensino-aprendizagem. A aplicação dos conteúdos abordados na disciplina em estudo possibilita a conciliação teoria-prática, fator de grande significância principalmente em cursos de Contabilidade. Os profissionais que atuarão como gestores, em especial os contadores, devem procurar desenvolver suas habilidades, a fim de contribuírem para uma sólida formação profissional.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76611
Date: 2007-12-29


Files in this item

Files Size Format View
TRABAJOARTURDESOUZA.pdf 488.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar