A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional

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A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Benakouche, Tamara pt_BR
dc.contributor.author Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T07:12:13Z
dc.date.available 2012-10-16T07:12:13Z
dc.date.issued 1994
dc.date.submitted 1994 pt_BR
dc.identifier.other 94317 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76086
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas pt_BR
dc.description.abstract Nesta dissertação analisamos as estratégias políticas, econômicas e culturais que levaram a Rede Brasil Sul de Comunicações, a RBS, da família gaúcha Sirotsky, a conquistar a liderança entre as emissoras de televisão catarinense, entre 1979 e 1992. Como estratégia de implementação, a RBS se articulou politicamente com as elites dominantes de Santa Catarina e de Brasília para conquistar a concessão da TV Catarinense de Florianópolis. Em seguida, aliou-se aos representantes do empresariado local para a compra dos outros três canais de televisão no estado. Num segundo momento, na fase de consolidação do grupo de Santa Catarina, verificamos que as estratégias políticas tomaram a forma da atuação organizativa que a RBS empreendeu junto a sociedade catarinense: através de seminários e eventos ligados à mídia e aos anunciantes; através da atuação junto aos outros empresários de comunicação no sindicato e associação de classe; junto às elites políticas locais através de espaços abertos na programação, entre outros; e junto ao público, através de campanhas de solidariedades, eventos, programação e atuação filantrópica. As estratégias econômico-tecnológicas consistiram na implantação de um modelo de televisão regional baseado em uma rede própria de microondas acompanhada de um sistema de captação de anúncios publicitários, para serem veiculados nas quatro emissoras que geram programação e também publicidade local. Dentre as estratégias culturais, identificamos a prioridade à produção local (principalmente jornalística) como espaço de difusão de cultura regional, apoiada ao mesmo tempo na programação de maior qualidade e audiência do país, a da Rede Globo. A pesquisa foi feita através de entrevistas e levantamento documental e hemerográfico em arquivos e órgãos públicos, associações patronais de classe, e dentro da própria RBS. pt_BR
dc.format.extent 181f.| il pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Televisão pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.title A RBS em Santa Catarina : estrategias politicas, economicas e culturais na conquista do mercado televisivo regional pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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