FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NO SUL DO BRASIL.

DSpace Repository

A- A A+

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NO SUL DO BRASIL.

Show full item record

Title: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NO SUL DO BRASIL.
Author: UNGLAUB, TÂNIA REGINA DA ROCHA; FERRAZ, DIRCE HUF
Abstract: Este artigo busca apresentar e analisar experiências de formação de professores em serviço graduados pelo Curso de Pedagogia a Distância ofertada pela Universidade Federal do Paraná. O presente estudo centrou-se especificamente no ponto de vista dos egressos dos Centros Associados de Maringá e de Taquara. Todos os estudantes do referido curso já atuavam na área educacional da educação básica, e por vários motivos não cursaram o ensino superior. Com o objetivo de aproximar-se das concepções e experiências construídas por este grupo de alunos a respeito desta modalidade de ensino para sua prática pedagógica, foi necessário coletar dados por meio de pareceres emitidos por estes protagonistas. Seus depoimentos foram analisados na perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. O curso, na concepção dos alunos, teve um papel social decisivo no atendimento aos “excluídos” da educação regular presencial, como se sentiam, a qual não conseguiria atendê-los por não poderem prescindir da atividade laboral para sua sobrevivência. Foi notório na pesquisa que os alunos do Curso de Pedagogia além de mudarem as suas concepções sobre a modalidade de EaD, evidenciaram mudanças nas práticas pedagógicas.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35873
Date: 2009-11-27


Files in this item

Files Size Format View
Formação de pro ... a experiência signific.pdf 103.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar