Abstract:
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Este artigo busca apresentar e analisar experiências de formação de professores em serviço graduados pelo Curso de Pedagogia a Distância ofertada pela Universidade Federal do Paraná. O presente estudo centrou-se especificamente no ponto de vista dos egressos dos Centros Associados de Maringá e de Taquara. Todos os estudantes do referido curso já atuavam na área educacional da educação básica, e por vários motivos não cursaram o ensino superior. Com o objetivo de aproximar-se das concepções e experiências construídas por este grupo de alunos a respeito desta modalidade de ensino para sua prática pedagógica, foi necessário coletar dados por meio de pareceres emitidos por estes protagonistas. Seus depoimentos foram analisados na perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. O curso, na concepção dos alunos, teve um papel social decisivo no atendimento aos “excluídos” da educação regular presencial, como se sentiam, a qual não conseguiria atendê-los por não poderem prescindir da atividade laboral para sua sobrevivência. Foi notório na pesquisa que os alunos do Curso de Pedagogia além de mudarem as suas concepções sobre a modalidade de EaD, evidenciaram mudanças nas práticas pedagógicas. |