FATORES QUE ESTIMULAM SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR A CURSAREM MESTRADO OU DOUTORADO
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dc.contributor.author |
Ferraresi, Ana Lúcia |
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dc.date.accessioned |
2012-09-24T19:59:13Z |
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dc.date.available |
2012-09-24T19:59:13Z |
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dc.date.issued |
2004-12-10 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35584 |
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dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo verificar os fatores que estimulam os servidores técnico-administrativos de uma IES a cursarem mestrado ou doutorado. Trata-se de um estudo de caso, que apresenta uma abordagem eminentemente qualitativa com aportes quantitativos. A população envolvida integra todos os servidores da UFSC com formação em mestrado ou doutorado, num total de 151 respondentes. Os dados para a realização do estudo foram coletados por meio de fontes secundárias (documentos legais da instituição, e o referencial bibliográfico) e primárias, entrevista semi-estruturada aplicada aos dirigentes da instituição; e aplicação de questionários aos servidores técnico-administrativos. O estudo demonstrou que a necessidade de reconhecimento profissional e aspectos pessoais relacionados à satisfação pessoal foram predominantes na decisão dos STAs em cursar mestrado ou doutorado. De acordo com a análise dos dados, fatores como a limitação e restrição na carreira técnico-administrativa, satisfação pessoal e segunda carreira, foram os principais estimuladores. As conclusões sugerem haver necessidade de estudo nas questões quanto à reformulação no plano de carreira desta categoria funcional, reformulação nos parâmetros para designação e ocupação de cargos na instituição, flexibilização e mobilidade nos ajustes necessários à atuação e desenvolvimento das funções, com um olhar voltado a gestão empreendedora. E, principalmente, a disposição dos gestores da instituição na busca constante de fatores de estímulo à carreira técnico-administrativa, possibilitando o desenvolvimento de competências necessárias para o alcance da qualidade dos serviços prestados, que coloca a instituição no tão almejado e divulgado ranking das melhores instituições do país. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.title |
FATORES QUE ESTIMULAM SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR A CURSAREM MESTRADO OU DOUTORADO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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