Um Estudo Aplicado sobre o impacto da Interdisciplinaridade no processo de Pesquisa dos Doutores em Contabilidade no Brasil
Mostrar registro simples
dc.contributor.author |
Fragoso, Adriana Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Filho, José Francisco Ribeiro |
|
dc.contributor.author |
Libonati, Jeronymo José |
|
dc.date.accessioned |
2012-09-24T19:29:12Z |
|
dc.date.available |
2012-09-24T19:29:12Z |
|
dc.date.issued |
2004-12-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35572 |
|
dc.description.abstract |
A critica ao método “aprender e ensinar por aprender e ensinar” defende a pesquisa como o meio de interação entre teorias e práticas que, através de inferências, podem modificar uma ação e conseqüentemente uma realidade contingencial. Também promove o progresso do conhecimento através da inovação, adaptação e aplicação de conceitos seja em ambiente profissional ou acadêmico. Neste contexto, o estudo avaliou se Doutores em Contabilidade no Brasil que apresentam um currículo interdisciplinar, ou seja, que possuem formação em Contabilidade e em outras áreas de conhecimento (Economia, Administração, Sociologia, e etc.), vivenciam com mais intensidade o processo de pesquisa que os Doutores formados apenas em Contabilidade (graduação, mestrado e doutorado). A análise realizada a partir de dados sobre a produção científica dos doutores, obtida nos Currículos Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e a utilização de testes estatísticos como o Wilcoxon, permitiram concluir que o aspecto interdisciplinar não proporcionou vantagens ou superioridade na produção científica das amostras analisadas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.title |
Um Estudo Aplicado sobre o impacto da Interdisciplinaridade no processo de Pesquisa dos Doutores em Contabilidade no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro simples
Buscar DSpace
Navegar
-
Todo o repositório
-
Esta coleção
Minha conta
Estatística
Compartilhar