Um Estudo Aplicado sobre o impacto da Interdisciplinaridade no processo de Pesquisa dos Doutores em Contabilidade no Brasil
Mostrar registro completo
Título:
|
Um Estudo Aplicado sobre o impacto da Interdisciplinaridade no processo de Pesquisa dos Doutores em Contabilidade no Brasil |
Autor:
|
Fragoso, Adriana Rodrigues; Filho, José Francisco Ribeiro; Libonati, Jeronymo José
|
Resumo:
|
A critica ao método “aprender e ensinar por aprender e ensinar” defende a pesquisa como o meio de interação entre teorias e práticas que, através de inferências, podem modificar uma ação e conseqüentemente uma realidade contingencial. Também promove o progresso do conhecimento através da inovação, adaptação e aplicação de conceitos seja em ambiente profissional ou acadêmico. Neste contexto, o estudo avaliou se Doutores em Contabilidade no Brasil que apresentam um currículo interdisciplinar, ou seja, que possuem formação em Contabilidade e em outras áreas de conhecimento (Economia, Administração, Sociologia, e etc.), vivenciam com mais intensidade o processo de pesquisa que os Doutores formados apenas em Contabilidade (graduação, mestrado e doutorado). A análise realizada a partir de dados sobre a produção científica dos doutores, obtida nos Currículos Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e a utilização de testes estatísticos como o Wilcoxon, permitiram concluir que o aspecto interdisciplinar não proporcionou vantagens ou superioridade na produção científica das amostras analisadas. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35572
|
Data:
|
2004-12-10 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo