Entre o assistencialismo e o protagonismo social: o potencial do trabalho social com famílias para a promoção do controle social.

DSpace Repository

A- A A+

Entre o assistencialismo e o protagonismo social: o potencial do trabalho social com famílias para a promoção do controle social.

Show full item record

Title: Entre o assistencialismo e o protagonismo social: o potencial do trabalho social com famílias para a promoção do controle social.
Author: Silva, Barbara Vigano
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação estabelecida entre o trabalho social com famílias no PAIF e o fomento à participação social nos espaços de controle social. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se no método materialista histórico-dialético, buscando compreender as determinações sociais e institucionais que influenciam a baixa adesão dos usuários aos espaços de deliberação da política de assistência social. A partir da revisão bibliográfica e da experiência de estágio supervisionado, o estudo discute as potencialidades e limites do trabalho social com famílias enquanto estratégia de promoção do protagonismo, da cidadania e da democratização das políticas públicas. Conclui-se que o PAIF, ao articular ações educativas, participativas e intersetoriais, possui papel essencial na construção de práticas emancipatórias e no fortalecimento da gestão democrática da política de assistência social.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/274826
Date: 2025-11-11


Files in this item

Files Size Format View Description
Barbara Vigano ... são de Curso 1 (1) (2).pdf 637.8Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar