Gênero, Currículo e Futebol: uma análise histórica da participação de mulheres na disciplina de futebol da UFSC (1975-2026)

DSpace Repository

A- A A+

Gênero, Currículo e Futebol: uma análise histórica da participação de mulheres na disciplina de futebol da UFSC (1975-2026)

Show full item record

Title: Gênero, Currículo e Futebol: uma análise histórica da participação de mulheres na disciplina de futebol da UFSC (1975-2026)
Author: Karam, Juliana Yasmin Passos
Abstract: O futebol ocupa posição central na cultura esportiva brasileira e, precisamente por isso, torna-se um objeto privilegiado para compreender as relações de gênero que atravessam a formação profissional em Educação Física. Embora amplamente legitimado como conteúdo pedagógico nos currículos universitários, sua constituição histórica ocorreu de forma profundamente generificada, ancorada em experiências “masculinas” e em modelos de corpos que produziram a exclusão das mulheres. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar como a presença das mulheres se manifesta na disciplina de futebol da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), seja como conteúdo, como discência ou como docência, ao longo dos diferentes currículos institucionais. A pesquisa compreende o período de 1975 a 2026, correspondente da criação do curso até os registros mais recentes disponíveis no Cadastro de Turmas, localizados no Sistema de Controle Acadêmico de Graduação (CAGR). Para esta pesquisa histórica, adota-se uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, com ênfase na análise documental. Os documentos analisados foram disponibilizados pela coordenadoria do curso, retirados do CAGR e coletados no Centro de Memória da Educação Física e do Esporte (CEMEFID) e incluem programas de disciplina, cadastros de turmas, histórico e controle curricular de egressos. Esses materiais foram analisados considerando transformações e permanências nas propostas pedagógicas e institucionais ao longo do tempo, bem como a presença das mulheres nesses registros. Os resultados mostram que o futebol permaneceu por décadas como espaço para homens: não havia oferta para mulheres antes de 1991, a disciplina era ofertada apenas a eles; e a docência foi quase integralmente composta por professores, raras exceções por professoras. A análise evidencia que tais silenciamentos são produtos de práticas discursivas que naturalizam a associação entre futebol e “masculinidade”. Conclui-se que a formação docente na UFSC, embora apresente avanços pontuais, perpetua marcas históricas de exclusão. Tais resultados auxiliam na compreensão de como as desigualdades de gênero no campo esportivo permanecem no contexto do futebol, apesar de terem ocorrido mudanças curriculares e socioculturais nesses mais de 50 anos de instauração do curso.Football occupies a central position in Brazilian sporting culture and, precisely for this reason, constitutes a privileged object for understanding the gender relations that permeate professional training in Physical Education. Although widely legitimized as pedagogical content in university curricula, its historical constitution occurred in a deeply gendered manner, grounded in “male” experiences and in body models that produced the exclusion of women. In this context, this study aims to analyze how the presence of women is manifested in the football discipline at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), whether as curricular content, as students, or as faculty members, across different institutional curricula. The research covers the period from 1975 to 2026, corresponding to the creation of the program up to the most recent records available in the Class Registration System, accessed through the Undergraduate Academic Control System (CAGR). This historical study adopts a mixed-methods approach, combining quantitative and qualitative procedures, with a descriptive-exploratory design and emphasis on documentary analysis. The analyzed documents were provided by the program coordination, retrieved from the CAGR, and collected at the Center for the Memory of Physical Education and Sport (CEMEFID). They include course syllabi, class registration records, and graduates’ curricular histories and academic records. These materials were examined in order to identify transformations and continuities in pedagogical and institutional proposals over time, as well as the presence of women in these records. The results indicate that football remained for decades as a predominantly male space: there was no provision for women prior to 1991; the discipline was initially offered exclusively to men; and teaching staff was almost entirely composed of male professors, with rare exceptions of female faculty members. The analysis demonstrates that such silences are products of discursive practices that naturalize the association between football and “masculinity.” It is concluded that teacher education at UFSC, despite presenting some punctual advances, continues to reproduce historical marks of exclusion. These findings contribute to understanding how gender inequalities in the sporting field persist within the context of football, even in the face of curricular and sociocultural changes over more than fifty years since the establishment of the program.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/271596
Date: 2025-12-08


Files in this item

Files Size Format View
Trabalho_de_Con ... rso_Juliana_Karam-pdfa.pdf 621.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar