A ética e as paixões da alma na correspondência entre Elisabeth da Boêmia e René Descartes

DSpace Repository

A- A A+

A ética e as paixões da alma na correspondência entre Elisabeth da Boêmia e René Descartes

Show full item record

Title: A ética e as paixões da alma na correspondência entre Elisabeth da Boêmia e René Descartes
Author: Souza, Felini de
Abstract: Descartes e Elisabeth da Boêmia consolidaram uma troca epistolar frutífera entre os anos de 1643 e 1649. Nessas cartas, é possível ver se estruturar grandes questões da filosofia de Descartes, bem como conhecer Elisabeth enquanto uma pensadora importante e influente na construção das teorias cartesianas. Indo de um ponto de vista teórico até uma perspectiva mais prática, nas cartas são discutidas tanto questões referentes ao grande pilar da filosofia cartesiana, ou seja, a relação corpo e alma, quanto questões de ordem mais prática sobre como controlar os excessos e faltas das paixões que afetavam a saúde e o bem-estar de Elisabeth. A Princesa apresentava uma doença persistente, que, aos olhos de Descartes, teria como origem o desregramento das paixões. O filósofo, que se coloca como um médico da alma para auxiliar sua correspondente, tenta encontrar o melhor remédio para tal desregramento, sendo disso levado a escrever sua última obra, As Paixões da Alma. As questões elencadas pela Princesa perpassam questões de gênero, na medida em que para refutar a teoria de Descartes de que a alma, uma substância imaterial, poderia interagir sobre o corpo, uma substância material, ela argumenta que sua mente não conseguiria ser autônoma, na medida em que o corpo não permite o bem-estar para isso, apontando que certos incômodos de seu sexo lhe demonstravam tal tese. A partir desse ponto, o corpo ganha destaque, e a ética cartesiana ganha uma praticidade, considerando que o problema que Elisabeth apresenta não é somente encarado de um ponto de vista ético, mas também político.Abstract: Descartes and Elisabeth of Bohemia engaged in a fruitful exchange of letters between the years 1643 and 1649. Through these letters, one can discern the formulation of major philosophical inquiries of Descartes, as well as gain insight into Elisabeth as an important and influential thinker in the development of Cartesian theories. Transitioning from theoretical considerations to a more practical perspective, the correspondence discusses issues pertaining to the foundational pillar of Cartesian philosophy, namely the relationship between body and soul, as well as practical concerns about controlling the excesses and deficiencies of passions affecting Elisabeth's health and well-being. The Princess suffered from a persistent illness, which Descartes viewed as stemming from the disorder of passions. Presenting himself as a soul's physician to assist his correspondent, the philosopher endeavors to find the best remedy for such disorder, ultimately leading to the composition of his final work, \"The Passions of the Soul.\" The questions raised by the Princess traverse gender issues, as in her attempt to refute Descartes' theory that the immaterial soul could interact with the material body, she argues that her mind could not be autonomous, as her body does not allow for such well-being, citing certain discomforts of her sex as evidence. From this juncture, the body gains prominence, and Cartesian ethics acquire practicality, considering that Elisabeth's presented issue is not only addressed from an ethical standpoint but also a political one.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/271576
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PFIL0526-T.pdf 2.463Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar