| Title: | A Semiótica da Libras Aplicada na Animação |
| Author: | Dias, Pablo Henrique Laguna |
| Abstract: |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode operar como recurso narrativo na animação, explorando seu potencial visual e simbólico para a criação de um novo sentido cultural dentro da ficção. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa e experimental, na qual o curta-metragem Pantomima foi desenvolvido e analisado como estudo de caso. O processo metodológico integrou pesquisa bibliográfica, análise documental e prática artística como meio de experimentação, envolvendo as etapas de pré-produção, produção e pós-produção de uma animação 2D. Os sinais e configurações de mão foram incorporados como elementos estruturantes da narrativa, influenciando a comunicação entre personagens, as transformações do ambiente e a construção das ações. Os resultados mostram que, no curta, os sinais funcionam como operadores de sentido, ativando relações simbólicas que organizam a progressão narrativa e criam uma lógica interna baseada na interpretação visual do sinal pelo espectador. Tal abordagem evidenciou que os princípios semióticos aplicados à Libras têm o potencial de transformar seus signos em um recurso cultural produtivo para a elaboração de universos ficcionais. Como contribuição, o estudo oferece ferramentas teóricas e práticas para a criação de narrativas que integrem línguas sinalizadas como eixo visual e simbólico, ampliando tanto as possibilidades criativas do audiovisual quanto a presença de referências culturais vinculadas à comunidade surda. This study investigates how the Brazilian Sign Language (Libras) can operate as a narrative device in animation by exploring its visual and symbolic potential to generate new forms of cultural meaning within fictional worlds. A qualitative and practice-based methodology was employed, in which the 2D animated short film Pantomima was conceived and examined as a case study. The research process combined literature review, document analysis, and artistic experimentation across the stages of pre-production, production, and post-production. Handshapes and sign structures were integrated as core narrative elements, shaping character interaction, environmental dynamics, and the development of actions. The findings indicate that, within the film, gesture functions as a meaning-making operator, activating symbolic relations that guide narrative progression and establish an internal logic grounded in the viewer’s visual interpretation of the sign. This approach demonstrates that the semiotic principles underlying signed languages can transform their signs into a productive cultural resource for world-building and narrative design in animation. The study contributes theoretical and practical tools for creators and scholars interested in integrating signed languages as visual and symbolic frameworks in animated storytelling, expanding both the expressive possibilities of audiovisual media and the visibility of deaf cultural references in global creative contexts. |
| Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/271060 |
| Date: | 2025-12-03 |
| Files | Size | Format | View | Description |
|---|---|---|---|---|
| A Semiótica da Libras Aplicada na Animação.pdf | 11.36Mb |
View/ |
Artigo | |
| Memorial Descritivo - Pantomima.pdf | 56.16Kb |
View/ |
Memorial descritivo | |
| Pantomima.mp4 | 269.2Mb | MPEG-4 video |
View/ |
Peça audiovisual |
| Poster.jpg | 1.056Mb | JPEG image |
View/ |
Peça gráfica |