Concepção e construção de uma estação de carga de fluidos refrigerantes para sistemas automotivos

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Concepção e construção de uma estação de carga de fluidos refrigerantes para sistemas automotivos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Diogo Lôndero da
dc.contributor.author Hillesheim, Matheus Felipe Esser
dc.date.accessioned 2025-12-10T13:49:03Z
dc.date.available 2025-12-10T13:49:03Z
dc.date.issued 2025-11-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/270768
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, as políticas de proteção ambiental estão em destaque, resultando em pressões por redução das emissões de poluentes, que impõem limites máximos permitidos e exigem relatórios de monitoramento das indústrias. No setor automotivo, o fluido refrigerante predominante é o R-134a, que é um gás de efeito estufa com alto potencial de aquecimento global (GWP = 1300), estando listado na Emenda de Kigali e em cronograma de redução de utilização. Uma alternativa promissora para mitigar essas emissões é a reutilização dos fluidos refrigerantes, especialmente durante os serviços de manutenção, onde muitas vezes o gás é liberado na atmosfera. Com esse objetivo, propõe-se o desenvolvimento de uma estação de carga de fluido refrigerante controlada por uma interface gráfica, que será capaz de coletar o gás refrigerante e armazená-lo em um reservatório, permitindo seu uso posterior em outros sistemas de refrigeração. Para tanto, foi realizado o dimensionamento e a modelagem dos componentes do equipamento no programa SolidWorks, e o protótipo da estação de carga foi posteriormente construído, sendo capaz realizar os processos de recuperação, evacuação e recarga. Foram realizados testes experimentais que comprovaram a capacidade do equipamento em realizar o processo de carga de fluido refrigerante com erros inferiores a 25 gramas para cargas de 1500 gramas e inferiores a 5 gramas para cargas de 400 gramas. pt_BR
dc.format.extent 78 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject fluido refrigerante pt_BR
dc.subject aquecimento global pt_BR
dc.subject poluentes pt_BR
dc.title Concepção e construção de uma estação de carga de fluidos refrigerantes para sistemas automotivos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC Matheus Felipe Esser Hillesheim_final_PDFA.pdf 3.155Mb PDF View/Open

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