INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA

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Title: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA
Author: Amaral, Mateus do
Abstract: A ascensão da Inteligência Artificial (IA) tem reconfigurado diversos setores, e no âmbito da Biblioteconomia, apresenta-se como um catalisador de mudanças, especialmente quando voltada à área de serviço de referência em bibliotecas universitárias. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a produção científica contemporânea sobre a implicação da IA no serviço de bibliotecas universitárias. A pesquisa, caracterizada como uma revisão sistematizada da literatura, busca responder a seguinte problemática: quais são os impactos advindos da integração entre IA e o serviço de referência, e como estas inovações tecnológicas modificam as atividades profissionais exercidas nesse ambiente? Para isso, foram identificadas as principais ferramentas e aplicações de IA, retratado os desafios e oportunidades de sua integração e avaliado as mudanças nas atribuições e competências do profissional bibliotecário. Os resultados obtidos, indicam que as ferramentas como chatbots e sistemas de recomendação possuem um potencial significativo, otimizando atendimentos e personalizando a experiência dos usuários, ao mesmo tempo que exigem novas competências digitais e um debate mais aprofundado sobre questões éticas e limitações tecnológicas, tal como “alucinações” dos sistemas. Conclui-se que IA atua como um complemento ao trabalho do bibliotecário de referência, aprimorando suas funções estratégicas e análise profunda em vez de apenas substituí-lo, reforça a importância e necessidade de uma capacitação contínua e de abordagens mais críticas acerca de sua implementação.The rise of Artificial Intelligence (AI) has reconfigured several sectors, and in the field of Library Science, it presents itself as a catalyst for change, especially when focused on the reference service area in university libraries. This study aims to analyze the contemporary scientific production on the implication of AI in the university library service. The research, characterized as a systematized literature review, seeks to answer the following problem: what are the impacts arising from the integration between AI and reference service, and how do these technological innovations modify the professional activities performed in this environment? For this, the main AI tools and applications were identified, the challenges and opportunities of its integration were outlined, and the changes in the attributions and competencies of the librarian professional were evaluated. The results obtained indicate that tools such as chatbots and recommendation systems have significant potential, optimizing service and personalizing the user experience, while demanding new digital competencies and a more in-depth debate on ethical issues and technological limitations, such as system "hallucinations." It is concluded that AI acts as a complement to the work of the reference librarian, enhancing their strategic functions and deep analysis instead of merely replacing them, reinforcing the importance and necessity of continuous training and more critical approaches regarding its implementation.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/270687
Date: 2025-12-02


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TCC_Versão_Revisada.pdf 677.0Kb PDF View/Open TCC de graduação com a temática em IA e serviço de referência em bibliotecas universitárias

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