Implementação de jogos didáticos de tabuleiro no ensino do ODS 12 na Educação Básica: aprendizagem significativa e engajamento dos alunos do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Santa Catarina

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Implementação de jogos didáticos de tabuleiro no ensino do ODS 12 na Educação Básica: aprendizagem significativa e engajamento dos alunos do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Santa Catarina

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Title: Implementação de jogos didáticos de tabuleiro no ensino do ODS 12 na Educação Básica: aprendizagem significativa e engajamento dos alunos do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Santa Catarina
Author: Alves, Aline Furtado
Abstract: As preocupações ambientais e a necessidade de promover ações alinhadas à Agenda 2030 da ONU impulsionam a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos currículos escolares. Entre eles, o ODS 12 ? Consumo e Produção Responsáveis ? tema que deve ser abordado desde os anos iniciais. O objetivo da pesquisa foi investigar de que forma o uso de jogos didáticos de tabuleiro contribuem para a implementação do ODS 12 na educação básica, avaliando seus efeitos na aprendizagem significativa dos estudantes, em consonância com a BNCC e a Agenda 2030. A pesquisa pretende suprir a ausência de material didático lúdico e contextualizado para a integração dos ODS 12 à prática pedagógica. A abordagem utilizada foi mista e exploratória, de natureza qualitativa e quantitativa. A intervenção pedagógica ocorreu em uma escola pública estadual de Balneário Arroio do Silva (SC), envolvendo 98 estudantes de quatro turmas do 7º ano do ensino fundamental na disciplina de Ciências, durante quatro aulas de 50 minutos em cada turma. A coleta de dados compreendeu observações, análise documental e aplicação de questionários diagnósticos (pré e pós-teste) com o intuito de comparar o conhecimento prévio e o conhecimento adquirido dos estudantes após a intervenção pedagógica. A sequência didática foi elaborada de acordo com os princípios da educação para a sustentabilidade e incluiu a apresentação de slides, a exibição de um filme, discussão sobre o tema e jogos de tabuleiro. Os dados qualitativos avaliaram o engajamento dos estudantes, a colaboração entre os pares, a compreensão dos conceitos e o impacto da ludicidade na aprendizagem. Para a análise quantitativa utilizou-se a estatística descritiva, comparando os percentuais de acertos antes e depois da intervenção. Os resultados mostraram um aumento significativo nos índices de acertos nos questionários pós-teste. Já a análise qualitativa revelou crescimento na participação, cooperação e melhor compreensão sobre consumo consciente e atitudes sustentáveis. A pesquisa conclui que o uso de jogos de tabuleiro dentro de uma sequência didática planejada contribui de forma significativa para a aprendizagem e engajamento dos estudantes favorecendo a formação de cidadãos conscientes. No entanto, os resultados devem ser interpretados dentro dos limites da escola, do período de intervenção e da turma/disciplina da amostra. A pesquisa demonstra potencial para que os jogos didáticos sejam instrumentos de apoio à prática pedagógica para a integração do ODS 12. As implicações práticas apontam a necessidade de formação docente e o desenvolvimento de materiais lúdicos e contextualizados para fortalecer o ensino interdisciplinar e promover uma educação ambiental crítica e participativa.Abstract: Environmental concerns and the need to promote actions aligned with the UN 2030 Agenda drive the integration of the Sustainable Development Goals (SDGs) into school curricula. Among them, SDG 12 ? Responsible Consumption and Production ? a topic that should be addressed from the early years. The objective of this research was to investigate how the use of educational board games contributes to the implementation of SDG 12 in basic education, evaluating their effects on students' meaningful learning, in line with the BNCC (National Framework for Educational Development) and the 2030 Agenda. The research aims to address the lack of playful and contextualized teaching materials for the integration of SDG 12 into pedagogical practice. The approach used was a mixed exploratory approach, both qualitative and quantitative in nature. The pedagogical intervention took place at a state public school in Balneário Arroio do Silva, Santa Catarina, involving 98 students from four 7th-grade classes in Science, during four 50-minute lessons per class. Data collection included observations, document analysis, and the administration of diagnostic questionnaires (pre- and posttest) to compare students' prior knowledge with that acquired after the pedagogical intervention. The teaching sequence was designed according to the principles of sustainability education and included a slideshow, a film screening, a discussion on the topic, and board games. Qualitative data assessed student engagement, peer collaboration, conceptual understanding, and the impact of play on learning. Descriptive statistics were used for the quantitative analysis, comparing the percentages of correct answers before and after the intervention. The results showed a significant increase in the correct answer rates on the post-test questionnaires. Qualitative analysis revealed increased participation, cooperation, and a better understanding of conscious consumption and sustainable attitudes. The research concludes that the use of board games within a planned teaching sequence significantly contributes to student learning and engagement, fostering the development of conscious citizens. However, the results should be interpreted within the limits of the school, the intervention period, and the class/subject of the sample. The research demonstrates the potential for educational games to be tools to support pedagogical practice for the integration of SDG 12. The practical implications highlight the need for teacher training and the development of playful and contextualized materials to strengthen interdisciplinary teaching and promote critical and participatory environmental education.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/270335
Date: 2025


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