| Title: | Avaliação de definições de inovação e proposição de uma nova definição de inovação como um comportamento com relevância social, responsabilidade ética e sustentabilidade |
| Author: | Cardoso, Gabriel de Melo |
| Abstract: |
Inovar é um comportamento socialmente valorizado e um conceito amplamente utilizado. Contudo, a ausência de uma definição de inovação que explicite os parâmetros relevantes que delimitam, ou deveriam delimitar, o conceito em função das responsabilidades sociais, éticas e sustentáveis necessárias para orientar a forma como quem inova deve atuar perante a sociedade pode favorecer comportamentos potencialmente danosos à sociedade sob tal denominação. Diante disso, os objetivos desta pesquisa foram ? avaliar o grau de suficiência das características de definições de inovação para orientarem o comportamento de quem tem a função de inovar com relevância social, responsabilidade ética e sustentabilidade ? e ? definir ?inovar? como um comportamento com relevância social, responsabilidade ética e sustentabilidade? . Para atender a esses objetivos, foram realizadas quatro etapas sequenciais: 1) inicialmente, realizou-se uma revisão de escopo para coletar definições de inovação; 2) em seguida, as características de 128 definições coletadas, incluindo definições de ? inovação ?, ? inovação social ?, ?inovação ética ? e ? inovação sustentável ?, foram avaliadas segundo critérios de linguagem: estrutura de gênero e diferença, não circularidade, afirmatividade, clareza e precisão, e quanto à presença de termos referentes à relevância social, responsabilidade ética e sustentabilidade; 3) posteriormente, as características identificadas foram agrupadas, aperfeiçoadas, sintetizadas, de modo a possibilitar a caracterização da classe geral de comportamentos ?inovar?; e, por fim, 4) foi realizada a proposição de uma nova definição de inovação. Os resultados evidenciam que menos da metade das definições avaliadas, 55 ( 42,9% ), utiliza a estrutura de gênero e diferença, uma parcela apresenta circularidade, 35 ( 27,3% ), e todas são afirmativas. Quanto à clareza e precisão, predominam insuficiências: 70 ( 54,7% ) apresentam clareza moderada, 76 ( 59,4% ) são nada precisas e 30 ( 23,4% ) pouco precisas. Há baixo grau de suficiência também em relação à presença de termos referentes às dimensões social, ética e sustentável, estes foram identificados apenas, respectivamente, em 36 ( 28,1% ), 9 ( 7% ) e 32 ( 25% ) dos casos ? quase sempre restritos à dimensão correspondente. No grupo de definições do termo ?inovação? enquanto termo não composto, apenas 3 ( 5,7% ) apresentaram termos referentes à dimensão social e 0% à ética e à sustentabilidade. Destaca-se que o termo ?novo? considerado, na literatura, como o núcleo do conceito de inovação, é utilizado de forma ambígua e vaga. Não foram identificadas definições que contemplassem simultaneamente parâmetros quanto ao que deve ser novo, novo em relação a quê, para quem e o quão novo, necessários para delimitá-lo de modo preciso. Para superar essas lacunas, esta pesquisa propôs uma nova definição de inovação. Como conclusão, o estudo possibilitou aumentar o grau de visibilidade acerca das limitações das definições atuais para orientar o comportamento de quem deve inovar com relevância social, responsabilidade ética e sustentabilidade, qualificar o debate público sobre o termo, e promover o avanço teórico da área. Por fim, a nova definição proposta pode favorecer que o uso desse termo e a execução do processo ao qual se refere ocorram de modo mais rigoroso e menos leviano, orientando os agentes que inovam para resultados socialmente desejáveis. Abstract: Innovating is a socially valued behavior and a widely used concept. However, the absence of a definition of innovation that makes explicit the relevant parameters that delimit?or should delimit?the concept in terms of the social, ethical, and sustainable responsibilities necessary to guide how those who innovate must act within society can foster potentially harmful behaviors under such denomination. Given this, the objectives of this research were ?to evaluate the degree of sufficiency of the characteristics of definitions of innovation to guide the behavior of those whose function is to innovate with social relevance, ethical responsibility, and sustainability? and ?to define ?innovating? as a behavior with social relevance, ethical responsibility, and sustainability.? To achieve these objectives, four sequential stages were carried out: 1) a scoping review was conducted to collect definitions of innovation; 2) the characteristics of 128 collected definitions?including definitions of ?innovation,? ?social innovation,? ?ethical innovation,? and ?sustainable innovation??were evaluated according to language criteria: structure of genus and difference, non-circularity, affirmativity, clarity, and precision, as well as the presence of terms referring to social relevance, ethical responsibility, and sustainability; 3) the identified characteristics were grouped, improved, and synthesized, making it possible to characterize the general class of ?innovating? behaviors; and finally, 4) a new definition of innovation was proposed. The results show that less than half of the evaluated definitions, 55 (42.9%), use the structure of genus and difference, a portion present circularity, 35 (27.3%), and all are affirmative. Regarding clarity and precision, insufficiencies predominate: 70 (54.7%) present moderate clarity, 76 (59.4%) are not precise, and 30 (23.4%) are little precise. There is also a low degree of sufficiency regarding the presence of terms referring to the social, ethical, and sustainable dimensions, which were identified only in 36 (28.1%), 9 (7%), and 32 (25%) of cases, respectively?almost always restricted to the corresponding dimension. In the group of definitions of the term ?innovation? as a simple (non-composite) term, only 3 (5.7%) presented terms referring to the social dimension, and 0% to ethics and sustainability. It is noteworthy that the term ?new,? considered in the literature as the core of the concept of innovation, is used ambiguously and vaguely. No definitions were identified that simultaneously contemplated parameters regarding what must be new, new in relation to what, for whom, and how new, necessary to delimit it precisely. To overcome these gaps, this research proposed a new definition of innovation. As a conclusion, the study made it possible to increase the degree of visibility regarding the limitations of current definitions for guiding the behavior of those who must innovate with social relevance, ethical responsibility, and sustainability, qualify the public debate on the term, and promote theoretical advancement in the field. Finally, the new proposed definition may favor the use of this term and the execution of the process to which it refers in a more rigorous and less careless manner, guiding those who innovate toward socially desirable results. |
| Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/270234 |
| Date: | 2025 |
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| PPSI1178-D.pdf | 7.141Mb |
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