Saindo dos trilhos: a retirada dos bondes elétricos em na década de 1960 em São Luís - MA

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Saindo dos trilhos: a retirada dos bondes elétricos em na década de 1960 em São Luís - MA

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Title: Saindo dos trilhos: a retirada dos bondes elétricos em na década de 1960 em São Luís - MA
Author: Prazeres, Maria das Graças do Nascimento
Abstract: A presente tese se propõe a analisar a retirada dos bondes elétricos na cidade de São Luís - MA em meados da década de 1960 a partir da compreensão da cidade como o palco das transformações humanas que engendra em si os processos experenciados ao longo do tempo. Nesse sentido, a abordagem se inicia pela São Luís de início do século XX que implementa as transformações urbanas para atender os ideários de modernidade e, desloca-se até a cidade da década de 1960 que se vê novamente diante do desafio de se modernizar diante da lógica pós-guerra do automobilismo. Nesse sentido, a retirada dos bondes elétricos na capital maranhense pode ser analisada a partir de uma perspectiva historiográfica da História Cultural e da História e Cidade que permitem compreender de que forma os fenômenos socioeconômicos, políticos e culturais corroboraram para a construção do ideal de cidade do qual a retirada dos bondes elétricos em São Luís figurou como elemento primordial, seguindo um modelo global, embora resguarde suas particularidades. Para tanto, a pesquisa documental se firmou nas fontes que versam sobre a cidade e os serviços urbanos, seja de ordem oficial como os relatórios e mensagens de governo, leis e decretos, contratos, ordem de serviço, etc., seja documentos não oficiais, tais como jornais, obras literárias, mapas, guias urbanos, álbuns etc. Assim, compreendo a substituição dos bondes elétricos no transporte público em São Luís como um processo iniciado ainda durante a administração privada do serviço que se fortaleceu no pós-guerra quando o sistema de transporte por trilhos passa a ser visto como obsoleto, devido ao processo de modificação do modal do transporte urbano que ganhava impulso na política nacional de incentivo à importação de veículos automotores. Portanto, apesar de ter sido implantado como sinônimos de progresso e de modernidade, ao ser gerido pelo poder público a partir da década de 1940, os bondes elétricos passam a ser entendidos como arcaicos e ineficientes, tal qual seus antecessores no início do século XX, os bondes de tração animal. Com o setor automobilístico aquecido, os autobus e os ônibus ganharam espaço na cidade e começam a disputar com os bondes elétricos, o que levou progressivamente o abandono dos trilhos. Os veículos automotores traziam novas perspectivas para a modernização da cidade e para o setor do transporte urbano e, assim, passaram a reivindicar o status de símbolo do progresso, em contraposição aos barulhentos e vagarosos bondes elétricos. Desse modo, os bondes elétricos não resistiram ao processo de modernização da cidade e dos serviços urbanos no pós-guerra e, após quatro décadas servindo aos ludovicenses, são definitivamente substituídos pelos ônibus em 1966, quando se vê o último bonde rodando nas ruas da capital maranhense.Abstract: This thesis aims to analyze the removal of electric trams in the city of São Luís - MA in the mid-1960s, understanding the city as a stage for human transformations that encompass processes experienced over time. In this context, the analysis begins with São Luís at the beginning of the 20th century, which implemented urban transformations to fulfill the ideals of modernity and moves toward the 1960s, once again facing the challenge of modernization influenced by the post-war automotive developments. Thus, the removal of electric trams in the capital of Maranhão can be analyzed from a historiographical perspective of Cultural History and History and the City, which allow us to understand how socioeconomic, political, and cultural phenomena contributed to shaping the ideal city, in which the removal of electric trams in São Luís played a key role, following a global model while preserving its particularities. To this end, the documentary research focused on sources related to the city and urban services, including official documents such as government reports, laws, decrees, contracts, and service orders, as well as non-official documents like newspapers, literary works, maps, urban guides, albums, etc. In this way, the replacement of electric trams in public transportation in São Luís is understood as a process that began during the private management of the service and gained momentum in the post-war period when the rail transport system came to be seen as obsolete due to the transformation of urban transport modes, driven by the national policies encouraging the importation of motor vehicles. Therefore, despite having been implemented as a synonym for progress and modernity, once managed by the government from the 1940s onward, electric trams came to be seen as archaic and inefficient, much like their predecessors, the horse-drawn trams, at the beginning of the 20th century. With the automotive sector thriving, buses and autobus gained prominence in the city and began competing with electric trams, gradually leading to the abandonment of rail transport. Motor vehicles offered new perspectives for the modernization of the city and the urban transport sector, thus claiming the status of a symbol of progress, in contrast to the noisy and slow electric trams. As a result, electric trams could not withstand the process of modernization of the city and urban services in the post-war period. After four decades of serving the residents of São Luís, they were permanently replaced by buses in 1966, when the last tram ran through the streets of the capital of Maranhão.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269971
Date: 2025


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