"Impressões que me ferem o espírito": as leituras e concepções de Brasil Pinheiro Machado sobre a história (1947-1988)

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Title: "Impressões que me ferem o espírito": as leituras e concepções de Brasil Pinheiro Machado sobre a história (1947-1988)
Author: Pinto, Luciana Cristina
Abstract: Esta tese representa um estudo sobre a história da leitura de Brasil Pinheiro Machado (1907-1997), historiador, político e professor de História do Brasil por mais de 30 anos na UFPR. A escolha por este indivíduo tem certos motivos: 1. por conta da sua importância como historiador e professor para a história local. 2. por ser um mediador cultural, dentro das salas de aula, nos meios acadêmicos e literários. 3. Pelos registros dos porquês de suas leituras. Devido à sua profissão, é de se esperar que lesse sobre muitos temas relacionados à História, mas o fato de registrar, não apenas as suas leituras, mas as suas impressões e reações ao lia foi o ensejo para o desenvolvimento dessa investigação. Por conta de sua escrita, Brasil Machado foi um leitor ativo, buscando nos textos e livros lidos por elementos para entender as questões próprias de seu ofício. Ele leu " e reagiu ao que leu " de forma bastante vigorosa, refletindo, comparando, criticando e teorizando acerca dos textos. A baliza temporal foi entendida a partir dos registros da primeira e última leitura, 1947 e 1988 respectivamente. A meu ver, a história dessa leitura conectou elementos da história local com a história global, por exemplo: com as questões debatidas em grupo, como o da UFPR, ambiente de relações com os pares e aprendizes; através de publicações conjuntas e Ata de reunião, se pode verificar a busca por temas e questionamentos que ultrapassam as barreiras locais; com a implementação do Mestrado em História, se observa certa preocupação em ensinar e produzir uma história profissional; este, aliás, era o objetivo geral durante o século XX, e com isso, o movimento desses historiadores locais pode ser entendido como reação às questões debatidas globalmente. Na atividade do leitor solitário, é perceptível o foco nos estudos sobre temas relacionados ao seu ofício, para melhorar enquanto profissional de História; mas ao longo desse processo, também é possível rastrear certas angústias e mudanças relacionadas ao fato inevitável de envelhecer. Em paralelo, manteve o desejo insistente de ler e, em certos momentos, reler, para melhor compreender a História.Abstract: This thesis presents a study on the reading history of Brasil Pinheiro Machado (1907 –1997), a historian, politician, and professor of Brazilian History at the Federal University of Paraná (UFPR), where he taught for over three decades. The choice of Machado as a subject is grounded in several factors: (1) his importance as a historian and educator in the context of local history; (2) his role as a cultural mediator in classrooms, academic circles, and literary spaces; and (3) the documented motivations behind his reading practices. Given his profession, it is expected that he would engage with a broad range of historical texts. However, the fact that he recorded his readings and documented his impressions and reactions to them provides a unique basis for this investigation. His writings reveal that Machado was an active reader, consistently engaging with texts to deepen his understanding of issues related to his field. His reading process was characterized by reflection, comparison, critique, and theorization. The temporal scope of this study is defined by his earliest and latest recorded readings, spanning from 1947 to 1988. His reading of history, I argue, reveals connections between local and global historical dynamics. These connections can be observed in collective academic efforts, such as those within the UFPR, a space shaped by interactions with peers and students, as well as in collaborative publications and meeting minutes, which reflect concerns extending beyond the local context. The establishment of the Master's program in History further underscores a commitment to both teaching and the production of historical knowledge, in line with broader twentieth-century academic objectives. The actions of these local historians can thus be interpreted as responses to global historiographical debates. On an individual level, Machado's solitary reading practices were largely focused on professional development. Yet, throughout this process, one also finds personal reflections and anxieties related to the experience of aging. Despite these concerns, he maintained a persistent desire to read "and often to reread" to deepen his understanding of History.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269830
Date: 2025


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