| Title: | O processo de conteinerização em Santa Catarina, no Brasil e no mundo |
| Author: | Miquilini, Lucas Chaves |
| Abstract: |
A introdução do contêiner na cadeia produtiva portuária promoveu a necessidade de repensar e reestruturar o espaço portuário, de modo que este pudesse acompanhar as inovações que foram sendo realizadas nas décadas posteriores ao seu surgimento. Para Rangel (1981), com a introdução de uma inovação tecnológica, esta deve cristalizar-se num capital fixo (inclusive humano) mais ou menos importante que, não raro, terá que ser sucateado, se pretendermos introduzir uma tecnologia ainda mais nova e avançada. A importância de estudar o processo de formação da sociedade por meio de suas relações socioeconômicas permite que seja possível compreender seus processos como algo único, mas também dentro de suas particularidades, uma vez que estes não ocorrem de modo isolado e sem repercussões em outras esferas do desenvolvimento. (Santos, 1977). Os portos são estruturas que acompanharam a evolução da humanidade e dos diferentes modos de produção ao longo dos séculos, sendo meio de subsistência desde os primeiros ancoradouros e barcos para as atividades pesqueiras primitivas, até os grandes navios com capacidade de movimentar toneladas de produtos entre continentes, possibilitando relações comerciais e movimentando mais de 95% dos manufaturados produzidos no mundo. (Mamigonian, 2017). A disseminação cada vez maior do contêiner no mundo e no sistema portuário brasileiro, faz com que o país chegue ao ano de 2019 com pouco mais de 1,1 bilhão de toneladas de cargas movimentadas, sendo o contêiner responsável por aproximadamente 10,5% deste total, com 116 milhões de toneladas e 10,4 milhões de TEUs ( Twenty foot Equivalent Unit ). O Estado de Santa Catarina, que possui três grandes complexos portuários movimentadores de contêiner, representou no mesmo ano, 19% de toda a movimentação nacional de contêineres, com 21 milhões de toneladas e 2 milhões de TEUs, sendo um pólo portuário estratégico para o comércio internacional do Brasil. Desta forma, a presente tese tem como objetivo geral realizar um estudo sobre o processo de conteinerização do Sistema Portuário Catarinense, buscando compreender os fatores geográficos, econômicos e sociais que fizeram do Estado de Santa Catarina um dos maiores movimentadores de contêiner do Brasil e como objetivos específicos, apurar como ocorreu a inserção do contêiner no sistema portuário mundial e sua importância estratégica para o comércio marítimo; elucidar como se estabeleceu o processo de conteinerização no Sistema Portuário Brasileiro; entender como ocorreu a formação do Sistema Portuário Catarinense e as transformações ocorridas a partir da inserção do contêiner e estruturar um panorama geoeconômico do Sistema Portuário Catarinense para a movimentação de contêineres e sua importância no Sistema Portuário Brasileiro e apresentar as perspectivas futuras para o transporte de cargas conteinerizadas no Estado de Santa Catarina e no Brasil. Abstract: The introduction of the container into the port production chain created the need to rethink and restructure port spaces so they could keep pace with the innovations that unfolded in the decades following its emergence. According to Rangel (1981), the adoption of a technological innovation requires its crystallization into fixed capital (including human capital) of greater or lesser significance, which will often need to be discarded if an even newer and more advanced technology is to be introduced. Studying the formation of society through its socioeconomic relations is essential, as it allows us to understand these processes as both unique and particular, while also recognizing that they do not occur in isolation and inevitably reverberate across other dimensions of development (Santos, 1977). Ports have historically accompanied the evolution of humanity and successive modes of production, serving as a means of subsistence from the earliest anchorages and primitive fishing boats to the large vessels capable of transporting thousands of tons of goods across continents. In doing so, they have enabled commercial exchange and now account for the movement of more than 95% of manufactured goods produced worldwide (Mamigonian, 2017). The global dissemination of containerization, including within the Brazilian port system, led the country in 2019 to handle just over 1.1 billion tons of cargo, with containers representing approximately 10.5% of this volume—116 million tons and 10.4 million TEUs (Twenty-foot Equivalent Units). In the same year, the State of Santa Catarina, home to three major container-handling port complexes, accounted for 19% of Brazil’s total container throughput, with 21 million tons and 2 million TEUs, positioning itself as a strategic port hub for the country’s international trade. Against this backdrop, the general objective of this thesis is to analyze the process of containerization in the Santa Catarina Port System, with a particular focus on the geographic, economic, and social factors that have made Santa Catarina one of Brazil’s leading container-handling regions. More specifically, the research aims to examine the introduction of the container into the global port system and its strategic role in maritime trade; to trace the establishment of the containerization process in the Brazilian port system; to investigate the development of the Santa Catarina Port System and the transformations resulting from containerization; to provide a geoeconomic overview of Santa Catarina’s container traffic and its significance within the Brazilian port system; and, finally, to assess future perspectives for containerized cargo transport in Santa Catarina and in Brazil. |
| Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269801 |
| Date: | 2025 |
| Files | Size | Format | View |
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| PGCN0850-T.pdf | 13.27Mb |
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