Cantos de trabalho, cinema e modernização

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Cantos de trabalho, cinema e modernização

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Title: Cantos de trabalho, cinema e modernização
Author: Silva, Josiane Soares da
Abstract: Partindo de um espanto, esta investigação se propõe a refletir acerca das relações e sentidos elaborados na prática cultural dos cantos de trabalho, tendo como campo de observação e escuta três curtas-metragens brasileiros que compõem a série Cantos de Trabalho, do cineasta Leon Hirszman. Abordei os cantos como formulações discursivas culturalmente significativas que reconfiguram o contexto produtivo, promovendo uma ação integrada entre diferentes dimensões da experiência humana. Por meio dos cantos, os trabalhadores se constituem como sujeitos, agentes produtores de sua experiência de trabalho. Entendendo que os filmes são artefatos culturais motivados por questões próprias de seu tempo e lugar, busquei abordar o contexto histórico de sua produção, tecendo assim um vínculo de continuidade entre a série Cantos de trabalho e o projeto folclórico, delineado na década de 1920. Por fim, analiso um discurso recorrente sobre os cantos de trabalho pautado na ideia de desaparecimento e perda cultural buscando relacioná-lo com os contextos produtivos apresentados nos filmes Mutirão, Cacau e Cana-de-açúcar. Valendo-me do caráter dos filmes como documentos históricos que permitem reinterpretar o tempo presente, reconsidero a ?retórica da perda? (Gonçalves, 2002), a partir de uma reflexão acerca das condições contemporâneas de produção material e de produção da vida.Abstract: Starting from astonishment, this research aims to reflect on the relationships and meanings elaborated in the cultural practice of work songs, using as a field of observation and listening three Brazilian short films that make up the series Cantos de Trabalho, by Leon Hirszman. I approached the songs as culturally significant discursive formulations that reconfigure the productive context, promoting an integrated action between different dimensions of human experience. Through chants, workers constitute themselves as subjects, agents and producers of their work experience. Understanding that films are cultural artifacts motivated by issues specific to their time and place, I sought to address the historical context of their production, thus weaving a link of continuity between the Cantos de trabalho series and the folklore project outlined in the 1920s. Finally, I analyze a recurring discourse on work songs based on the idea of disappearance and cultural loss, seeking to relate it to the productive contexts presented in the films Mutirão, Cacau and Cana-de-açúcar. Using the films as historical documents that allow us to reinterpret the present, I reconsider the ?rhetoric of loss? (Gonçalves, 2002), based on a reflection on the contemporary conditions of material production and the production of life.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269462
Date: 2025


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