| Title: | Persistência dos estudantes no curso de graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação: análise do percurso acadêmico dos discentes |
| Author: | Santana, Giane de Farias Pereira |
| Abstract: |
O presente estudo teve foco na análise dos fatores que favoreceram a permanência dos estudantes no curso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Araranguá e nas estratégias que estes estudantes utilizaram para persistir. O objetivo do estudo foi identificar os fatores de permanência e propor ações para reduzir a evasão. Através da revisão bibliográfica ficou evidente que a permanência dos estudantes é influenciada por uma variedade de fatores interligados, entre os quais se destacam o apoio acadêmico e financeiro, o sentimento de pertencimento, a integração social, o desempenho acadêmico e a relação com professores e colegas. A metodologia de trabalho adotada foi um estudo de caso com abordagem exploratória, descritiva e aplicada, utilizando revisão bibliográfica, análise documental, aplicação de questionários e realização de grupo focal para o levantamento dos dados. O público-alvo da pesquisa foram os estudantes da 5ª e 6ª fase que tivessem completado pelo menos 70% do currículo. Os resultados indicaram que, embora a maioria dos estudantes demonstre interesse em concluir o curso, eles enfrentam desafios significativos, como a conciliação entre trabalho e estudos, o engajamento com colegas, participação em atividades extracurriculares e percepção de apoio institucional. Adicionalmente, observou-se alguma insatisfação com o conteúdo do curso e a metodologia/interesse do professor. Por fim, destaca-se a relevância da pesquisa no contexto acadêmico e institucional, uma vez que a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes dependem de uma combinação de fatores, incluindo auxílio financeiro e suporte pedagógico. Espera-se que o resultado dessa pesquisa contribua para a formulação de políticas mais eficazes de apoio, garantindo não apenas o ingresso, mas a permanência e a conclusão bem-sucedida, além de possibilitar a sugestão de boas práticas para gestores, coordenadores de cursos e docentes. Abstract: The present study focused on analyzing the factors that favored student retention in the Information and Communication Technologies (ICT) undergraduate program at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) ? Araranguá Campus, as well as the strategies employed by students to persist in their studies. The aim of the research was to identify the main retention factors and propose actions to reduce dropout rates. Through a comprehensive literature review, it became evident that student persistence is influenced by a wide range of interrelated factors, among which academic and financial support, sense of belonging, social integration, academic performance, and relationships with faculty and peers stand out. The methodological approach adopted was a case study with an exploratory, descriptive, and applied design, combining literature review, document analysis, questionnaires, and focus group discussions to collect data. The target population comprised students in the 5th and 6th semesters who had completed at least 70% of the curriculum. The findings indicate that, although most students express interest in completing the program, they face significant challenges, such as balancing work and academic demands, engaging with peers, participating in extracurricular activities, and perceiving institutional support. Additionally, some dissatisfaction was observed regarding the course content and teaching methodologies, as well as faculty engagement. This research holds relevance within both academic and institutional contexts, as student retention and academic success depend on a combination of factors, including financial assistance and pedagogical support. It is expected that the outcomes of this study will contribute to the development of more effective support policies, ensuring not only student access but also retention and successful program completion, while providing recommendations for best practices aimed at administrators, program coordinators, and faculty members. |
| Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269460 |
| Date: | 2025 |
| Files | Size | Format | View |
|---|---|---|---|
| PTIC0204-D.pdf | 4.250Mb |
View/ |