Emoção criadora: descolonização dos corpos e performances poéticas

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Emoção criadora: descolonização dos corpos e performances poéticas

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Title: Emoção criadora: descolonização dos corpos e performances poéticas
Author: Bruniere, Marcelo Felipe
Abstract: A presente tese concentra-se na experiência do coletivo Emoção Criadora (Utu Suru Baco Smica), vinculado ao CAPS II Ponta do Coral (Florianópolis/SC), onde são realizadas oficinas de teatro e improvisação musical há mais de uma década. Essas práticas são entendidas como tecnologias de descolonização dos corpos: espaços de invenção ético-estética que desafiam lógicas manicomializantes e homogeneizantes. Por meio da improvisação musical, do acompanhamento criativo e da criação coletiva, os participantes - muitos com diagnósticos psiquiátricos - reinventam suas existências, ressignificam seus corpos e territórios, e produzem narrativas dissidentes. A metodologia adotada foi a pesquisa-invenção, inspirada no conceito de rizoma e na cartografia esquizoanalítica, que recusa a neutralidade do pesquisador e entende a pesquisa como um processo de co-criação e intervenção no real. A tese dialoga com teorias decoloniais, filosofias da diferença e estudos sobre performance, propondo que as práticas artísticas - especialmente a performance musical e poética - é um campo privilegiado para a descolonização dos corpos, na medida em que permite a emergência de processos de subjetivação não normativos, a reativação de saberes comunitários e o fortalecimento territorial. O trabalho também discute conceitos como corpo-território, epistemicídio, estética da normalidade e performance criadora, mostrando como as práticas artísticas no CAPS funcionam como micropolíticas de resistência e invenção de outros mundos. A improvisação é vista como um ato erótico e político de entrega ao presente, que fortalece vínculos, aumenta a potência de agir dos participantes e desafia as gramáticas violentas da colonialidade.Abstract: This thesis focuses on the experience of the Emoção Criadora (Utu Suru Baco Smica) collective, affiliated with CAPS II Ponta do Coral (Florianópolis, Santa Catarina), where theater and musical improvisation workshops have been held for over a decade. These practices are understood as technologies for decolonizing bodies: spaces of ethical and aesthetic invention that challenge asylum-like and homogenizing logics. Through musical improvisation, creative accompaniment, and collective creation, participants4 many with psychiatric diagnoses4reinvent their existences, resignify their bodies and territories, and produce dissident narratives. The methodology adopted was researchinvention, inspired by the concept of rhizome and schizoanalytic cartography, which rejects the neutrality of the researcher and understands research as a process of cocreation and intervention in reality. The thesis engages with decolonial theories, philosophies of difference, and performance studies, proposing that artistic practices4 especially musical and poetic performance4are a privileged field for the decolonization of bodies, as they allow for the emergence of non-normative processes of subjectivation, the reactivation of community knowledge, and the strengthening of territories. The work also discusses concepts such as body-territory, epistemicide, the aesthetics of normality, and creative performance, showing how artistic practices at CAPS function as micropolitics of resistance and the invention of other worlds. Improvisation is seen as an erotic and political act of surrender to the present, which strengthens bonds, increases the participants' power of action, and challenges the violent grammars of coloniality.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269187
Date: 2025


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