| Title: | Perspectiva dos controles sociais na avaliação do desempenho organizacional, por meio do comportamento do líder |
| Author: | Pedersini, Daiana Rafaela |
| Abstract: |
A perspectiva multidimensional nas organizações ampliou a abrangência da Avaliação de Desempenho (AD), incorporando as atividades/ações que levam ao alcance dos objetivos esperados, fazendo uso das informações geradas pela mensuração para subsidiar a comunicação e aprendizagem entre os colaboradores e gestores, reconhecendo a cultura e promovendo o engajamento entre eles. Isso direcionou olhares para a perspectiva dos controles sociais na gestão do desempenho, que podem ser entendidos como padrões de comportamento, disseminados e incorporados pelas pessoas que passam a fazer parte da rotina comportamental dos indivíduos e da organização no processo de gestão de desempenho. Nesse contexto, entende-se que o líder tem um papel relevante na condução das interações sociais e na promoção dos controles sociais. Contudo, a literatura não aborda com clareza o comportamento do líder ao tratar dos controles sociais. Diante disso, esta tese teve como objetivo compreender como os comportamentos do líder contribuem para o fortalecimento dos controles sociais na gestão do desempenho organizacional. Foram conduzidas três revisões de literatura para embasar as relações entre comportamentos do líder e os controles sociais, que resultaram na identificação de uma interface que compreende os reflexos do comportamento do líder nos colaboradores, potencializada por comportamentos democráticos/participativos do líder, que podem fortalecer os controles sociais da AD. Com esse embasamento teórico, foi conduzido um estudo de natureza qualitativa, por meio de um estudo multicasco com Programas de Pós-Graduação da área de negócios, de Santa Catarina, e os que melhoraram de nota na última avaliação da CAPES, para propor e legitimar um framework que evidencie o objetivo da tese. A coleta ocorreu em três momentos e a análise dos dados foi conduzida pela análise temática. Primeiro foram aplicados questionários para identificar quais programas tinham um líder com perfil democrático/participativo. No segundo momento, foram entrevistados os professores dos PPGs com esse perfil de liderança para entender como os comportamentos dos líderes refletem nos elementos da interface do framework, e como os elementos da interface proposta no framework promovem os controles sociais. Em seguida, foram analisados os resultados obtidos pelos Programas nas fichas de avaliação da CAPES, de 2021, além de considerar as diretrizes de avaliação da CAPES para o quadriênio de 2025/2028, para propor as métricas que exemplifiquem o reflexo do líder nos controles sociais e no desempenho. Foi constatado que quando o líder apresenta comportamentos democráticos/participativos, reflete positivamente nos elementos da interface composta por confiança, bem-estar, motivação, satisfação e comprometimento dos colaboradores, principalmente por meio de uma comunicação clara, criação de um propósito comum, pelo exemplo e capacidade para perceber como cada professor pode contribuir para os objetivos. Tais reflexos, impulsionados pelos estímulos do líder, fortalecem os controles sociais de comunicação, engajamento, aprendizagem e cultura, que podem gerar implicações positivas no desempenho organizacional. Com esses resultados, contribui-se para a literatura pelo incremento conceitual do tema, fornecendo novas reflexões sobre como um líder tem uma função importante para as relações sociais que sustentam a gestão de desempenho. Na prática, os resultados podem servir de orientação para líderes e gestores sobre como um ambiente em que predomina a participação contribui para o desempenho organizacional de modo sustentável. Abstract: The multidimensional perspective in organizations has expanded the scope of Performance Assessment (PA), incorporating the activities/actions that lead to the achievement of expected objectives. The information generated by measurement has been used to support communication and learning among partners and investors, unlocking culture and fostering engagement. This has led to a focus on social controls in performance management, which can be understood as behavioral patterns disseminated and incorporated by people, becoming part of the behavioral routine of individuals and the organization in the performance management process. In this context, leaders play a significant role in guiding social interactions and fostering social controls. However, the literature does not clearly address leader behavior when addressing social controls. Therefore, this thesis aimed to understand how leaders' behaviors are important for strengthening social controls in organizational performance management. Three literature reviews were presented to support the relationships between leader behaviors and social controls. These resulted in the identification of an interface that encompasses the impact of leader behavior on employees, enhanced by the leader's democratic/participatory behaviors, which can strengthen the social controls of AD. With this theoretical foundation, a qualitative study was conducted, through a multi-case study of business graduate programs in Santa Catarina and those that improved their scores in the most recent CAPES evaluation, to propose and legitimize a framework that demonstrates the thesis's objective. Data collection occurred in three phases, and thematic analysis was conducted. First, questionnaires were administered to identify which programs had a leader with a democratic/participatory profile. Second, professors of the graduate programs with this leadership profile were interviewed to understand how leader behaviors reflect on the framework's interface elements and how the interface elements proposed in the framework promote social controls. Next, we analyzed the results obtained by the programs in the 2021 CAPES evaluation forms, in addition to considering the CAPES evaluation guidelines for the 2025/2028 four-year period, to provide metrics that exemplify the leader's impact on social controls and performance. It was found that when leaders exhibit democratic/participatory behaviors, they positively reflect on the interface elements of trust, well-being, motivation, satisfaction, and employee commitment, primarily through clear communication, the creation of a common purpose, leading by example, and the ability to perceive how each teacher can contribute to the objectives. Such reflections, driven by the leader's encouragement, strengthen the social controls of communication, engagement, learning, and culture, which can generate positive implications for organizational performance. These results contribute to the literature by expanding the conceptual framework of the topic, providing new insights into how leaders play an important role in the relationships that support social performance management. In practice, the results can serve as guidance for leaders and managers regarding an environment in which participation predominates and contributes to organizational performance in a sustainable manner. |
| Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269031 |
| Date: | 2025 |
| Files | Size | Format | View |
|---|---|---|---|
| PPGC0318-T.pdf | 4.005Mb |
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