Como o Ensino de Ciências tem incorporado a educação para as relações étnico-raciais?: Um balanço da produção acadêmica e do material didático.

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Como o Ensino de Ciências tem incorporado a educação para as relações étnico-raciais?: Um balanço da produção acadêmica e do material didático.

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Title: Como o Ensino de Ciências tem incorporado a educação para as relações étnico-raciais?: Um balanço da produção acadêmica e do material didático.
Author: Silva, Felipe Batista da
Abstract: Este relatório, fruto do projeto de pesquisa "O Ensino de Física e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER): por uma sociedade mais humanizada", investiga os desafios e as oportunidades para a integração da ERER no Ensino de Ciências. Partindo da urgência de uma educação plural que reconheça as contribuições de populações historicamente marginalizadas, como as negras e indígenas, o trabalho almeja um Ensino de Ciências mais humanizado e comprometido com a formação crítica e cidadã. A pesquisa se fundamenta em políticas públicas como as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. A metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo (AC), aplicada em duas frentes. A primeira consistiu na revisão bibliográfica de 26 trabalhos sobre o tema, publicados nos anais dos principais eventos da área, o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). A análise revelou avanços na integração da ERER, com propostas que utilizam elementos culturais como a capoeira e a astronomia indígena para o ensino de conceitos físicos, alinhando-se às diretrizes legais. No entanto, também apontou desafios persistentes, como a escassez de materiais didáticos adequados e a necessidade de formação docente específica para lidar com a diversidade cultural. A segunda frente da pesquisa foi a análise do Livro Didático (LD) da coleção "Multiversos: ciências da natureza", de ampla utilização na rede estadual de Santa Catarina. A análise de três volumes da coleção mostrou que a ERER é contemplada de forma parcial e fragmentada. Embora haja representações de sujeitos negros e indígenas e a abordagem de temas como o racismo científico, essas inserções são pontuais e não se articulam de maneira transversal com os conteúdos científicos, funcionando mais como ilustrações. A obra falha em apresentar tecnologias e epistemologias de origem afro-brasileira e indígena como contribuições legítimas para o desenvolvimento científico, reforçando uma visão eurocêntrica. O estudo conclui que, apesar dos avanços, a efetivação da ERER no Ensino de Ciências ainda é um desafio. A integração de saberes afro-brasileiros e indígenas não deve ser apenas um complemento, mas uma prática decolonial que legitime essas epistemologias. A pesquisa aponta para a necessidade de continuar investindo em políticas públicas e na formação de professores para construir uma educação científica mais justa, inclusiva e socialmente responsável. Como próximos passos, a pesquisa pretende analisar a coleção completa do LD e investigar a formação de professores de física em Santa Catarina.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268971
Date: 2025-09-19


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