Os cavalos imaginários precursores da ciência: beleza negra, branca, marrom e outras cores

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Os cavalos imaginários precursores da ciência: beleza negra, branca, marrom e outras cores

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Title: Os cavalos imaginários precursores da ciência: beleza negra, branca, marrom e outras cores
Author: Leme, Denise Pereira
Abstract: Este estudo articula ciência e arte para analisar a antecipação da ciência do bem-estar equino. Para a apresentação do estudo, esta tese foi dividida em dois estudos, além da introdução. No primeiro estudo, utilizou-se o livro Beleza Negra (Anna Sewell, 1877), clássico mundial da literatura infantojuvenil. Após uma análise literária convencional, o conteúdo de cada capítulo do livro foi avaliado individualmente, de forma qualitativa, para a determinação de códigos e categorias dentro de termos fundamentados e reconhecidos na ciência do bem-estar de equinos. Num total de 49 capítulos, os temas e os respectivos números de capítulos nos quais os temas foram identificados são os seguintes: relação humano-cavalo (41/49), emoções e sentimentos (41/49), comportamento equino (22/49), equitação (17/49), manejo (16/49), cavalo de trabalho (15/49), saúde (12/49), treinamento, memórias e sistema sensorial de equinos (11/49, cada). Esta análise demonstrou que, embora o livro Beleza Negra tenha sido escrito em 1877, Anna Sewell antecipou temas atualmente relevantes para a ciência e promoção do bem-estar de equinos. Os resultados também revelaram o potencial uso do livro Beleza Negra como uma ferramenta facilitadora em processos educativos e de conscientização sobre a responsabilidade humana para o bem-estar equino. No segundo estudo, foi realizada análise de obras artísticas, com retratos de cavalos, das autorias de Stubbs, Géricault, Delacroix e Bonheur (dos séculos XVIII e XIX). Com base em conceitos iconográficos, somados aos conhecimentos atuais sobre comportamento e bem-estar equino, esta análise permitiu reconhecer que as expressões emocionais e comportamentais dos cavalos, principalmente aquelas associadas ao medo, dor e desconforto, foram representadas com precisão nas obras analisadas. Também mostrou que os registros artísticos de detalhes das manifestações físicas dos cavalos anteciparam as evidências das emoções equinas, fundamentais para o reconhecimento da senciência nessa espécie. No geral, este estudo demonstrou que a arte pode apresentar registros empíricos de características físicas e mentais dos equinos, contribuindo para a ciência e para a promoção do bem-estar desses animais.This study integrates science and art to examine the early recognition of equine welfare science. The thesis is structured into two studies. The first study focuses on the book Black Beauty (Anna Sewell, 1877), a renowned classic of juvenile literature worldwide. Following a traditional literary analysis, each chapter of the book was qualitatively analyzed to identify codes and categories based on established and recognized concepts within equine welfare science. The themes identified and their corresponding chapter frequencies are as follows: human-horse relationship (41/49), emotions and feelings (41/49), equine behavior (22/49), riding (17/49), management (16/49), working horse (15/49), health (12/49), and training, memory, and sensory system of equines (11/49 each).This analysis revealed that, despite being written in 1877, Black Beauty anticipated topics that remain highly relevant to contemporary equine welfare science. It also highlighted the potential of Black Beauty as an educational tool to foster awareness and responsibility regarding human roles in equine welfare. The second study presents an analysis of equine representations in artworks by Stubbs, Géricault, Delacroix, and Bonheur, dating from the 18th and 19th centuries. Based on iconographic concepts combined with modern understandings of equine behavior and welfare, the analysis identified accurate depictions of horses’ emotional expressions, particularly those associated with fear, pain, and discomfort. Furthermore, it demonstrated that these artistic records prefigured scientific recognition of equine sentience. Overall, this study showed that art could provide empirical records of equines’ physical and mental characteristics, contributing to science and promoting the welfare of these animals.
Description: Tese inédita apresentada ao Centro de Ciências Agrárias para Progressão à Classe E - Professor Titular da UFSC - Professora Denise Pereira Leme.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268877
Date: 2025-09-15


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