Desenho universal para aprendizagem: estratégias pedagógicas inclusivas aplicadas à educação básica - impressão 3D e mídias inclusivas
Author:
Adão, Leticia Pretto
Abstract:
O presente projeto teve como objetivo principal o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas por meio do uso da impressão 3D e das mídias acessíveis, voltadas à promoção da acessibilidade comunicacional e da inclusão escolar. Realizado no Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia (LABTAE), do Colégio de Aplicação da UFSC, entre fevereiro e agosto de 2025, fundamentou-se em pesquisa bibliográfica sobre acessibilidade, tecnologia assistiva e educação inclusiva, além da familiarização com softwares de modelagem e impressão 3D. Como metodologia, foram elaborados materiais de apoio, produzidos recursos comunicacionais acessíveis e desenvolvidas atividades de experimentação prática, incluindo oficinas e projetos de modelagem assistiva. Os resultados apontam para a ampliação do conhecimento teórico e prático sobre tecnologias digitais e acessibilidade, destacando-se a criação de guias, conteúdos acessíveis e recursos pedagógicos que fortalecem a inclusão escolar. Conclui-se que a integração entre tecnologia assistiva, impressão 3D e mídias acessíveis contribui significativamente para a construção de ambientes educativos mais inclusivos, promovendo autonomia, equidade e valorização da diversidade no processo de ensino-aprendizagem.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnologia. Universidade Federal de Santa Catarina – Colégio de Aplicação. Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia