Title: | Geodiversidade no ensino de geografia |
Author: | Furtado, Thales Vargas |
Abstract: |
Esse trabalho refere-se a Tese de doutoradoexigidopelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC.A Tesefoi estruturadaem cincocapítulosalém da Introdução, Discussões e referências.Cada Capítulo corresponde a um artigo científico publicado e/ou submetido em periódicos,avaliado por parese que seguem uma coerência para alcançar o objetivo geral desta pesquisa. Temcomo objetivo geralavaliar os elementos que compõem o conceito de Geodiversidade presentes na educação básica e propor Locais de Interesse Educativo, para o ensino da geodiversidade no ensino de geografia em espaços não formais de educação. Na introdução desta pesquisa apresenta-se o tema geral, o contexto da educação, as perguntas e hipóteses que conduziram este trabalho. Também sãoapresentados os objetivos gerais e específicos e de que forma será estruturadaa tese. O primeiro capítulo apresenta uma revisão bibliométrica dos artigos publicados na base de dados da Scopus sobre o tema geodiversidade e educação. Os resultados indicam que de um total de 1254 trabalhos sobre geodiversidade, apenas 109 documentos abordam geodiversidade e educação, e destes, 90 são artigos científicos, todos publicados a partir do ano de 2000. Após a aplicação do filtro para documentosde acesso liberado, foram constatados 17 artigos que abordam diretamente geodiversidade nas escolas. O segundo artigo apresenta uma proposta de abordagem do conceito de geodiversidade na geografia escolar, a partir dos conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular.O terceiro capítulo segue a mesma linha do anterior, voltando-se para a aplicação no Currículo Base do território Catarinense. Os resultados indicam que não há qualquer abordagem clara sobre a geodiversidade e seus desdobramentos conceituais. Porém as formas de relevo e compartimentos geomorfológicos são conteúdos que permeiam todos os anos finais do ensino fundamental,presentes nos currículos em nível nacional e estaduale através da Paisagem, um conceito-chave da Geografiaé possível ensinargeodiversidade na geografia escolar.O quarto capítulo compreende o escopo principal desta tese, no qual apresentao conceito de Locais de Interesse Educacional (LIE), como locais com alto potencial educativo para ensinar a geodiversidade, a partir de conteúdos educativos presentes nos currículos oficiais. Esses locais caracterizam a Paisagem além de ter a função de espaços não-formais de educação. Foram então propostos 11 LIEs no Município de Morro Grande-SC como forma de aplicar este método. Os LIEs foram especializados em mapa e descritos em tabelas correlacionando-os com os conteúdos que cada local contempla. O quinto e último capítulo desta tese apresenta uma proposta didático-pedagógica a partir de um mapa interpretativo de roteiros planejados para ser aplicado em cada ano do ensino fundamental com dois ou três LIEs. O mapa confeccionado em formato de folder pode ser aplicado como ferramenta de ensino em atividades em sala de aula ou em atividades de campo, realizando os roteiros propostos.Por fim,são apresentadas asdiscussões que integram todos os capítulos e em relação ao objetivo principal da tese, além das referências utilizadas no escopo deste trabalho. Abstract: This work refers to the doctoral dissertation required by the Graduate Program in Geography at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The dissertation is structured into five chapters, in addition to the Introduction, Discussion, and References sections. Each chapter corresponds to a scientific article that has been either published or submitted to peer-reviewed journals, and collectively, they maintain thematic coherence to fulfill the overarching objective of this research.The general objective is to assess the elements that constitute the concept of geodiversity present in basic education and to propose Sites of Educational Interest (SEIs) for teaching geodiversity in non-formal educational settings within geography education. The introduction presents the general theme, the educational context, the research questions and hypotheses that guided the study, as well as the general and specific objectives and the structural organization of the dissertation.Chapter One offers a bibliometric review of articles published in the Scopus database on the topic of geodiversity and education. The results indicate that out of 1,254 publications on geodiversity, only 109 documents address geodiversity and education, with 90 of these being scientific articles, all published after the year 2000. After applying a filter for open-access documents, 17 articles were identified as directly addressing geodiversity in schools.The second chapter presents a proposal for approaching the concept of geodiversity in school geography, based on content outlined in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The third chapter follows thesame line of analysis, focusing on the application of this content within the Base Curriculum of the state of Santa Catarina. The findings show that there is no explicit mention of geodiversity or its conceptual developments. However, landforms and geomorphological compartments are consistently addressed across the upper years of elementary education, both in national and state curricula. Through the concept of landscape?a key concept in geography?it becomes possible to teach geodiversity in school geography.Chapter Four constitutes the main focus of this dissertation. It introduces the concept of Sites of Educational Interest (SEIs) as locations with high educational potential for teaching geodiversity, based on educational content outlined in official curricula. These sites are representative of landscapes and function as non-formal educational spaces. A total of 11 SEIs were proposed in the municipality of Morro Grande, Santa Catarina, as a case study for applying this method. The SEIs were georeferencedon a map and described in tables, correlating each site with the corresponding curricular content.The fifth and final chapter presents a didactic-pedagogical proposal based on an interpretive map of itineraries designed to be implemented across all grades of elementary education, each involving two or three SEIs. The map, developed in the form of a brochure, can be used as an educational tool in classroom activities or field trips, enabling the application of the proposed itineraries.Finally, the discussion section integrates all chapters in relation to the main objective of the dissertation, followed by the references used throughout the study. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268865 |
Date: | 2025 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PGCN0847-T.pdf | 5.907Mb |
View/ |