Padrões de estilo de vida em adolescentes: uma avaliação de atividade física, comportamento sedentário e sono por meio de questionários e acelerômetros.

DSpace Repository

A- A A+

Padrões de estilo de vida em adolescentes: uma avaliação de atividade física, comportamento sedentário e sono por meio de questionários e acelerômetros.

Show full item record

Title: Padrões de estilo de vida em adolescentes: uma avaliação de atividade física, comportamento sedentário e sono por meio de questionários e acelerômetros.
Author: Ladwig, Luara Weber
Abstract: A adolescência é um período marcado por diversas mudanças no estilo de vida, no qual se estabelecem comportamentos que podem repercutir na vida adulta. Entre eles, destacam-se os padrões de atividade física (AF), comportamento sedentário (CS) e sono, fundamentais para a saúde dos adolescentes. Embora diferentes estratégias sejam utilizadas para avaliar esses aspectos, ainda há questionamentos sobre a comparabilidade entre métodos de mensuração. Diante disso, o objetivo foi avaliar os padrões do estilo de vida de adolescentes a partir de variáveis de AF, sono e CS, avaliados por meio de questionário e de acelerômetros. Trata-se de um estudo transversal com dados do projeto ELEVA com estudantes de Institutos Federais de Santa Catarina coletados em 2022. A atividade física, o comportamento sedentário e o sono foram avaliados de forma objetiva, durante sete dias consecutivos, por meio de acelerômetros de punho (ActiGraph, modelos GT3X+). A mensuração subjetiva foi realizada com questionários on-line validados: o Self-Administered Physical Activity Checklist para atividade física, o Questionnaire for Screen Time of Adolescents para tempo de tela, e questões autorrelatadas sobre horários habituais de dormir e acordar em dias de semana e finais de semana para estimar a duração do sono. As comparações entre os sexos foram realizadas com Testes t de Student ou Mann-Whitney, conforme a normalidade dos dados (p<0,05), no software R. A amostra foi composta por 580 adolescentes (57% do sexo feminino; idade média 16,5 ± 1,2 anos). Nas medidas objetivas, o sexo feminino apresentou maior volume de AF (mediana: 5,2 vs. 5,0 h/dia; p=0,027) e maior duração de sono (mediana: 7,7 vs. 7,4 h/dia; p<0,001). O sexo masculino, por sua vez, registrou maior tempo em CS (média: 11,6 vs. 11,1 h/dia; p<0,001). Em contrapartida, nas medidas autorrelatadas, o sexo masculino reportou maior volume de AF (mediana: 4,5 vs. 3,5 h/dia; p=0,022) e maior tempo de tela (mediana: 5,1 vs. 3,6 h/dia; p<0,001). Não houve diferença significativa na duração do sono autorrelatado. A divergência nos dados de AF pode ser explicada pelas diferentes naturezas de atividades praticadas por cada sexo, com os meninos valorizando práticas esportivas no autorrelato, enquanto a acelerometria captura um maior volume de AF nas meninas, possivelmente incluindo tarefas cotidianas. Em ambos os métodos, a duração do sono foi inferior à recomendação de 8 a 10 horas. Conclui-se que AF, CS e sono apresentam padrões distintos entre os sexos, e que os resultados divergem de acordo com o método utilizado, sobretudo para AF. Essas diferenças sugerem que a percepção da prática pode ser influenciada por aspectos de gênero, destacando a necessidade de métodos de avaliação complementares para estimar com maior precisão o estilo de vida de adolescentes.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268815
Date: 2025-09-08


Files in this item

Files Size Format View
VÍDEO LUARA WEBER LADWIG.mp4 74.70Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar