Projeto de pesquisa: tecnologia para gestão de educação permanente em saúde
Author:
Oliveira, Giulia Soares
Abstract:
A educação permanente caracteriza-se como uma política voltada à formação de profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde. Mesmo estando implantada desde 2004 como uma política, ainda se observam dificuldades na sua gestão. O projeto tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de gestão para educação permanente em saúde. Trata-se de pesquisa metodológica com a finalidade de desenvolver uma tecnologia para gestão da educação permanente em saúde, pautada no Design Science Research. O presente relatório trata das etapas iniciais, que compreenderam levantamento de dados junto às escolas de saúde pública, nas quais os núcleos de educação permanente em saúde estão vinculados e às unidades de gestão do ensino dos Hospitais Universitários; prospecção tecnológica acerca das ferramentas de gestão do ensino; prospecção tecnológica acerca de ferramentas de gestão da regulação assistencial; revisão integrativa acerca de educação permanente em saúde. Participaram do estudo 23 instituições, entre escolas de saúde pública e hospitais universitários, que apontaram, entre outras questões, a inexistência de ferramentas de gestão da educação permanente, em especial, dos estágios, destacando a importância da comunicação entre as instituições de ensino e saúde; a necessidade de ferramentas para a gestão da EPS; retrabalho; utilização, em sua maioria, de planilhas Excel; escassez de inovações tecnológicas. Dados da revisão de literatura e prospecção tecnológica confirmam o que manifestaram os participantes da pesquisa, da inexistência de tecnologias de gestão para núcleos de educação permanente, no que se refere à gestão dos estágios, o que é imprescindível para evitar retrabalho e tornar o processo mais dinâmico.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem