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Abstract:
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O presente trabalho propõe realizar uma revisão bibliográfica acerca da produção audiovisual boliviana dos anos 1980, com enfoque na presença feminina invisibilizada de suas equipes. Por meio de uma minuciosa revisão bibliográfica e do uso da análise fílmica como instrumento de aproximação ao pensamento cinematográfica foi possível identificar, no período citado, três espaços importantes que promoveram a inserção feminina no audiovisual boliviano: o cineclubismo, com Amália de Gallardo, a cena do vídeo, com Raquel Romero, Liliana De la Quintana, María Eugenia Muñoz, María Teresa Flores, e os coletivos audiovisuais, no Consuelo Saavedra, Beatriz Palacios, Danielle Caillet e Gladys de Rada, no Grupo Ukamau. Para além de identificar esses espaços de destaque, entender a presença feminina nessas esferas e no contexto de uma produção cinematográfica política e artesanal andina, só ocorre por meio do questionamento à “política dos autores” no cinema.
Como Isabel Seguí coloca, não basta ter uma visão feminista autorista da história do cinema, que procura incluir diretoras entre os cânones, é necessário buscar também os relatos históricos das mulheres subalternas que assumiram diferentes funções ao longo da história. No contexto do cinema político artesanal andino, percebe-se que as cônjuges dos realizadores têm suas obrigações domésticas e maternas mescladas à esfera profissional do marido, assumindo a administração e organização da carreira desse, em uma uma tripla jornada de trabalho. Isso implica no desconhecimento e estagnação das carreiras das profissionais de cinema que ficam relegadas a funções menos prestigiosas. Dessa forma, questionar o fetichismo da autoria cinematográfica e entender o filme enquanto fruto de um trabalho coletivo, subverte a lógica de apreciação cinematográfica ao mesmo tempo que traz visibilidade ao trabalho das realizadoras da época.
No que tange os objetivos esboçados no plano de atividades, esperava-se a publicação de um artigo científico, o que ainda não foi realizado. No entanto, a discente teve seu estudo aprovado para o MOVI - III Encontro Brasileiro de Fotografia em Movimento, que foi apresentado dia 7 de maio de 2025, e irá participar do COCAAL - Colóquio de Cinema e Arte da América Latina, nos dias 4 e 7 de novembro de 2025, com a mesma presente pesquisa. |