Currículo escolar, seu aparente descontentamento e uma proposta de melhoria.
Author:
Almeida, Bruno Werlang Pasquali; Knaut, Helena; Balster, Rafaella Milan; Cardozo, João Marcos; Carvalho, Iori Augusto
Abstract:
Esse trabalho é a continuação da pesquisa realizada no ciclo de PIBIC-EM 2023-2024, que começou com pesquisas bibliográficas com artigos científicos publicados na Plataforma Periódicos CAPES e em revistas acadêmicas dos Colégios de Aplicação de todo o Brasil que tratavam sobre currículo escolar.
Após análise dos artigos encontrados foi entendida a necessidade de compreender como o currículo do ensino médio é compreendido pelos estudantes. Desta forma, a partir de debates no grupo de pesquisa foi construído um questionário online na plataforma Google Forms foi aplicado com alunos do Ensino Médio de um colégio federal da cidade de Florianópolis. Após análise das respostas dos alunos, notou-se que existe amplo desencontro dos alunos com o currículo escolar vigente, então, dentre o pensamento coletivo dos cinco bolsistas e os orientadores, formou-se uma ideia de proposta curricular baseada na transdisciplinaridade, seguindo as normas da Base Nacional Comum Curricular, visando romper com os métodos avaliativos meritocráticos e as visões normativas de disciplinas que acabam por não ter muita coligação transdisciplinar, buscando sanar as necessidades dos alunos em relação ao que eles gostariam que lhes fosse ensinado.
Description:
Vídeo de Apresentação de resultados PIBIC-EM ciclo 24-25