Crunch e saúde mental de profissionais da indústria de jogos digitais no Brasil
Author:
Paixão, Elizabet da Silva
Abstract:
O fenômeno conhecido como crunch refere-se à prática recorrente na indústria de jogos digitais em que profissionais realizam longas jornadas de trabalho, especialmente antes de prazos de entrega, muitas vezes sem compensação adequada, gerando sobrecarga física e mental. Este estudo teve como objetivos mapear o que se sabe na literatura sobre o crunch, por meio de uma revisão de escopo, e investigar a relação entre o crunch e indicadores de saúde mental em profissionais da indústria de jogos no Brasil, por meio de um estudo empírico com 351 participantes. O questionário aplicado contemplou questões sociodemográficas, ocupacionais, de tempo de trabalho e o Self Report Questionnaire (SRQ-20), instrumento utilizado para rastrear Transtornos Mentais Comuns (TMC). A análise da revisão de escopo identificou múltiplas causas do crunch, envolvendo fatores sociais, organizacionais, de negócios e individuais. Os estudos também apontaram para impactos negativos na saúde física e mental das pessoas que realizaram crunch, como exaustão, estresse e comprometimento das relações pessoais. De forma semelhante, os achados do estudo empírico indicaram que profissionais da indústria de jogos no Brasil realizam crunch e que há associação entre essa prática e a ocorrência de TMC. Os resultados contribuem para esclarecer as características do crunch e as lacunas existentes na pesquisa sobre o tema, além de favorecer o avanço das investigações, incentivando o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para identificar, mensurar e lidar com o fenômeno crunch e seus impactos.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.