Híbridos à base de quitosana/magnetita/nanopartículas de prata aplicados à adsorção e fotocatálise de corantes aniônicos
Author:
Borchardt, Letícia Círico
Abstract:
A presença de corantes em efluentes industriais representa um desafio ambiental devido à sua alta estabilidade e toxicidade, além da persistência no meio ambiente. Diante do elevado custo e limitações dos métodos convencionais de tratamento, este trabalho teve como objetivo desenvolver materiais híbridos compostos por quitosana (Qui), magnetita (Fe₃O₄ – Mgt) e nanopartículas de prata (AgNPs), visando sua aplicação como adsorventes de corantes em solução aquosa. Os ensaios foram conduzidos variando-se a massa do adsorvente e a concentração inicial do corante. Os resultados obtidos indicaram que os nanocompósitos apresentam bom desempenho na remoção de corantes catiônicos, sendo promissores para aplicação em tratamentos de efluentes. Porém, para corantes aniônicos não apresentaram bom desempenho, necessitando de estudos adicionais e ajustes na composição do material.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação (CTE). Coordenadoria Especial de Engenharia de Materiais (EMT)
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação (CTE). Coordenadoria Especial de Engenharia de Materiais (EMT)