Moralidade e ordem para um Brasil moderno e escravagista: a Medicina Legal nos periódicos médicos nacionais da primeira metade do século XIX (Continuação)

DSpace Repository

A- A A+

Moralidade e ordem para um Brasil moderno e escravagista: a Medicina Legal nos periódicos médicos nacionais da primeira metade do século XIX (Continuação)

Show full item record

Title: Moralidade e ordem para um Brasil moderno e escravagista: a Medicina Legal nos periódicos médicos nacionais da primeira metade do século XIX (Continuação)
Author: Santos, Vinicius Gabriel Silva
Abstract: O projeto tem como objetivo analisar as seções sobre Medicina Legal dos periódicos científicos do século XIX sobre saúde que circularam entre Europa e Brasil, pois é aquela dedicada à loucura e à moralidade. Assim, propõe-se a investigação de como compreenderam ou tentaram colocar em prática os conceitos de normalidade psíquica, moralidade e loucura, temas caros aos países ocidentais após o iluminismo e as revoluções burguesas, evidenciando a necessidade de se compreenderem o indivíduo e a alma moderna. Estando em um contexto cultural, social e economicamente reprovável (a escravidão), como interpretaram em seus periódicos e livros temas como temperança, moderação, liberdade, bondade e ordem? O que os teóricos sugeriam sobre a forma como as cortes de justiça deveriam avaliar os comportamentos tidos como vícios e que eram constituintes da ordem vigente? Quais foram as soluções que os primeiros pensadores sociais encontraram para o Brasil? Pretende-se, desta forma, reavaliar os estudos sociólogos e historiográficos que definem o final do século XIX como o marco inaugural em que o debate sobre crime e ordem social tenha surgido e se tornado efetivo, com diagnósticos e sugestões de reforma.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268384
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
SIC 2025.mp4 193.4Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar