EFEITO DA DIETA CETOGÊNICA NA QUALIDADE DE VIDA DE ADULTOS COM EPILEPSIA FARMACORRESISTENTE E SOBRECARGA DO CUIDADOR
Author:
Anzani, Sedigheh
Abstract:
A epilepsia é uma condição neurológica crônica e debilitante que afeta mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo caracterizada por crises epilépticas recorrentes e não provocadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 2% da população brasileira, o que representa aproximadamente 4 milhões de indivíduos no país. A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, não causada por febre, uso de substâncias ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais elétricos anormais, que podem permanecer localizados ou se espalhar para outras regiões cerebrais . (3)
Afirma se que um paciente tem epilepsia se este possuir uma das três seguintes condições: no mínimo duas crises epiléticas espontâneas ocorrendo com mais de um dia de intervalo; uma crise não provocada e uma probabilidade de novas crises semelhante
ao risco geral de recorrência (pelo menos 60%) depois duas convulsões não provocadas, ocorrendo nos 10 anos seguintes; diagnóstico de uma síndrome de epilepsia.
Description:
PIBIC-UFSC. Centro de ciências da saude. Medicina.