Projeto construção de simuladores artesanais para ensino/aprendizagem em ginecologia e obstetrícia
Author:
Carnevalli, Sarah Vitória Bristot
Abstract:
Introdução: A simulação em saúde desempenha um papel crucial na formação de profissionais médicos, permitindo o desenvolvimento de habilidades clínicas em um ambiente seguro e controlado. Este trabalho relata o processo de desenvolvimento e validação de um simulador artesanal de baixo custo, focado no treinamento da habilidade de inserção de sonda intracervical para indução de trabalho de parto, utilizando o Método de Krause.
Objetivos: O objetivo principal foi criar uma ferramenta de ensino e aprimoramento prático que fosse acessível e eficaz, complementando a formação de estudantes de medicina e residentes em Ginecologia e Obstetrícia. Métodos:O simulador foi concebido com materiais simples e passou por etapas de validação de face, conteúdo e constructo, empregando questionários estruturados e checklists aplicado a um grupo de profissionais e estudantes da área. O protótipo de sutura foi desenvolvido pela combinação de silicone e amido de milho, passando por um ciclo de construção-teste-modificação. Resultados: Os resultados da validação indicaram que o simulador possui boa aplicabilidade e relevância para o treinamento da habilidade proposta, sendo considerado realista e apropriado para simular o procedimento. Já a pele de sutura artificial se mostrou funcional, de baixo custo e com textura realista, apta para a prática de suturas.
Conclusão: O simulador mostrou ter validade de face, conteúdo e constructo. A pele sintética é uma alternativa de baixo custo para o treinamento de incisões e suturas. Ambos simuladores demonstraram ser uma ferramenta custo-efetiva, realista e promissora para o ensino prático de habilidades em Ginecologia e Obstetrícia.
Description:
Divulgação Científica para a Comunidade
Universidade Federal de Santa Catarina