VIVÊNCIAS DE DOCENTES LBTQIAPN+ EM UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO: PRECONCEITOS E DESAFIOS.
Author:
Silva, Lara Alves da
Abstract:
O presente trabalho de pesquisa faz parte de um projeto maior que tinha como objetivo realizar uma revisão bibliográfica entre os anos de 2012 e 2022 nas áreas Ciências Sociais, Educação Física, Linguagens, Psicologia e Sistemas da Informação, sobre as relações de gênero e diversidade sexual, na interface com as pesquisas sobre educação, no contexto da Educação Básica brasileira, realizado por professoras e técnicos do Colégio de Aplicação da UFSC. No caso deste trabalho especificamente, tal revisão concentrou-se na área de Sociologia, por meio da criação de eixos que se relacionavam com a temática de gênero e sexualidade. Meu trabalho se deu a partir da análise de cinco artigos, que foram selecionados a partir do eixo “Vivências de docentes LBTQIAPN+”, com o objetivo de compreender como professores e professoras LGBTQIAPN+ vivem sua identidade nas escolas e como isso impacta em suas trajetórias profissionais. Os cinco artigos científicos relacionados ao tema, foram analisados através de sete perguntas norteadoras que guiaram a leitura crítica dos textos, abrangendo desde dados básicos até conceitos principais, metodologia, resultados e conclusões. Os artigos analisados mostram como professores e professoras LGBTQIAPN+ vivem suas experiências nas escolas. Eles revelam desafios como o preconceito, o silêncio sobre suas identidades e a necessidade constante de se afirmar nesses espaços. Ao mesmo tempo, também mostram formas de resistência e superação. Com essa análise, foi possível entender melhor as dificuldades que esses profissionais enfrentam, mas também reconhecer sua força e importância dentro do ambiente escolar.