Estratégias adotadas por professoras de natação para ensinar a pernada do nado peito para crianças: Um estudo de casos

DSpace Repository

A- A A+

Estratégias adotadas por professoras de natação para ensinar a pernada do nado peito para crianças: Um estudo de casos

Show full item record

Title: Estratégias adotadas por professoras de natação para ensinar a pernada do nado peito para crianças: Um estudo de casos
Author: Heil, Luara
Abstract: Para ensinar o nado peito, é indicado iniciar pela ação dos membros inferiores com o intuito de desenvolver uma boa base propulsiva, mesmo que este movimento seja mais complexo que a ação realizada pelos membros superiores. Dessa forma, objetivo geral do presente trabalho foi verificar as diferentes estratégias adotadas por três professoras de natação para ensinar a pernada do nado peito, incluindo métodos e estilos de ensino, além de outras formas de intervenção. Para isso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com três professoras de natação. A entrevista foi realizada individualmente com cada participante pela plataforma Google Meet, sendo gravada (áudio e vídeo). Para a análise de dados, cada entrevista foi transcrita e encaminhada para a entrevistada para validação de seu conteúdo. Posteriormente, foi conduzida a análise de conteúdo. Os métodos utilizados pelas três professoras variaram entre analítico, misto e global. Já os estilos identificados foram ensino por comando e alguns princípios do recíproco e descoberta guiada, predominando ensino por comando. As estratégias de ensino se diversificaram em (1) utilização de materiais, (2) o uso de feedback sensorial, visual e verbal durante as atividades de ensino e correção e (3) atividades lúdicas. Além disso, alguns erros e dificuldades mais comuns foram apontados, tais como: pernada com flexão plantar, flexão exagerada do quadril, pés saindo da água, ausência de propulsão, ausência de rotação de joelho e de quadril, assimetria dos tornozelos, querer nadar rápido sem manter a técnica. Duas das professoras afirmaram que a pernada do nado peito é difícil de ensinar e a terceira professora afirmou o contrário, porém destacou a importância de ter paciência para ensinar essa ação propulsiva. Com base no que as participantes citaram, é necessário ter em mente o desenvolvimento e as necessidades do aluno. Portanto, conhecer os diferentes métodos, estilos e possibilidades de estratégias de ensino são fundamentais para poder escolher entre as opções e desenvolver uma intervenção pedagógica mais eficiente.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Bacharelado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267933
Date: 2024-12-12


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Luara_Heil.pdf 2.007Mb PDF View/Open TCC_Luara_Heil

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar