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Abstract:
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Para ensinar o nado peito, é indicado iniciar pela ação dos membros inferiores com
o intuito de desenvolver uma boa base propulsiva, mesmo que este movimento seja
mais complexo que a ação realizada pelos membros superiores. Dessa forma,
objetivo geral do presente trabalho foi verificar as diferentes estratégias adotadas
por três professoras de natação para ensinar a pernada do nado peito, incluindo
métodos e estilos de ensino, além de outras formas de intervenção. Para isso, foi
realizada uma entrevista semiestruturada com três professoras de natação. A
entrevista foi realizada individualmente com cada participante pela plataforma
Google Meet, sendo gravada (áudio e vídeo). Para a análise de dados, cada
entrevista foi transcrita e encaminhada para a entrevistada para validação de seu
conteúdo. Posteriormente, foi conduzida a análise de conteúdo. Os métodos
utilizados pelas três professoras variaram entre analítico, misto e global. Já os estilos
identificados foram ensino por comando e alguns princípios do recíproco e
descoberta guiada, predominando ensino por comando. As estratégias de ensino se
diversificaram em (1) utilização de materiais, (2) o uso de feedback sensorial, visual
e verbal durante as atividades de ensino e correção e (3) atividades lúdicas. Além
disso, alguns erros e dificuldades mais comuns foram apontados, tais como:
pernada com flexão plantar, flexão exagerada do quadril, pés saindo da água,
ausência de propulsão, ausência de rotação de joelho e de quadril, assimetria dos
tornozelos, querer nadar rápido sem manter a técnica. Duas das professoras
afirmaram que a pernada do nado peito é difícil de ensinar e a terceira professora
afirmou o contrário, porém destacou a importância de ter paciência para ensinar
essa ação propulsiva. Com base no que as participantes citaram, é necessário ter
em mente o desenvolvimento e as necessidades do aluno. Portanto, conhecer os
diferentes métodos, estilos e possibilidades de estratégias de ensino são
fundamentais para poder escolher entre as opções e desenvolver uma intervenção
pedagógica mais eficiente. |