A Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio Antes, Durante e Depois da Pandemia da COVID-19
Show simple item record
| dc.contributor |
UFSC |
pt_BR |
| dc.contributor.advisor |
Oliveira, George Fredman Santos |
|
| dc.contributor.author |
Miranda, Vitor Schacker |
|
| dc.date.accessioned |
2025-09-02T13:29:41Z |
|
| dc.date.available |
2025-09-02T13:29:41Z |
|
| dc.date.issued |
2025-07-31 |
|
| dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267834 |
|
| dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação |
pt_BR |
| dc.description.abstract |
O ensino de Biologia no ensino médio se destacaria pelo uso das aulas práticas presentes nas metodologias empregadas pelos professores da disciplina. Porém, com a chegada da COVID-19 e a quarentena, o ensino foi completamente transformado, pelo menos durante o período de isolamento, o que ocasionou na impossibilidade de se realizarem aulas práticas, pois o ensino passou a ser completamente remoto. Nesta pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico realizada entre os meses de novembro de 2024 e agosto de 2025, investigo como a prática do ensino de Biologia no ensino médio foi adaptada para o contexto pandêmico, e também como ficou após a pandemia. Para consulta das bibliografias utilizei o Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), filtrei por artigos produzidos entre 2018 e 2024, e selecionei 9 artigos no total, sendo 3 antes da pandemia, 3 durante o período pandêmico, e 3 após o isolamento. Algo de grande destaque, e que foi notado durante a pesquisa, foi a utilização de tecnologias digitais no ensino mesmo após a volta das aulas presenciais. |
pt_BR |
| dc.format.extent |
21 |
pt_BR |
| dc.language.iso |
por |
pt_BR |
| dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
| dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
| dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
| dc.subject |
Covid19 |
pt_BR |
| dc.subject |
Tecnologia no ensino |
pt_BR |
| dc.title |
A Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio Antes, Durante e Depois da Pandemia da COVID-19 |
pt_BR |
| dc.type |
video |
pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co |
Soares, Marcos Aurélio |
|
| dc.contributor.advisor-co |
Conceição, Daniel Machado da |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar