A Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio Antes, Durante e Depois da Pandemia da COVID-19
Autor:
Miranda, Vitor Schacker
Resumo:
O ensino de Biologia no ensino médio se destacaria pelo uso das aulas práticas presentes nas metodologias empregadas pelos professores da disciplina. Porém, com a chegada da COVID-19 e a quarentena, o ensino foi completamente transformado, pelo menos durante o período de isolamento, o que ocasionou na impossibilidade de se realizarem aulas práticas, pois o ensino passou a ser completamente remoto. Nesta pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico realizada entre os meses de novembro de 2024 e agosto de 2025, investigo como a prática do ensino de Biologia no ensino médio foi adaptada para o contexto pandêmico, e também como ficou após a pandemia. Para consulta das bibliografias utilizei o Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), filtrei por artigos produzidos entre 2018 e 2024, e selecionei 9 artigos no total, sendo 3 antes da pandemia, 3 durante o período pandêmico, e 3 após o isolamento. Algo de grande destaque, e que foi notado durante a pesquisa, foi a utilização de tecnologias digitais no ensino mesmo após a volta das aulas presenciais.
Descrição:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação