Subjetividade em ação: explorando o aprender matemático pela Teoria da Objetivação

DSpace Repository

A- A A+

Subjetividade em ação: explorando o aprender matemático pela Teoria da Objetivação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wagner, Guilherme
dc.contributor.author Russi, Abigail
dc.date.accessioned 2025-08-29T12:27:25Z
dc.date.available 2025-08-29T12:27:25Z
dc.date.issued 2025-08-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267768
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Departamento de Ciências Exatas e Educação/DCEE/CBLU pt_BR
dc.description.abstract **** pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa investiga como a subjetividade emerge nos processos de aprendizagem da Matemática, articulando a Teoria da Objetivação (Radford, 2021) e a Teoria da Subjetividade (González Rey, 2005; Wagner, 2024). Desenvolvida com abordagem teórica e qualitativa, a investigação utilizou revisão bibliográfica crítica para compreender como os sujeitos se constituem no contexto da Educação Matemática, considerando dimensões simbólicas, afetivas e culturais. O estudo destaca que aprender Matemática não é apenas adquirir conteúdos, mas participar de um processo intersubjetivo, em que gestos, linguagem, silêncios e interações sociais contribuem para a construção do conhecimento e da própria subjetividade. A análise evidencia que práticas pedagógicas centradas exclusivamente em técnica ou desempenho reduzem a aprendizagem e desconsideram a complexidade do sujeito. Ao contrário, práticas éticas, dialógicas e sensíveis à alteridade favorecem a emergência de sujeitos críticos, autônomos e conscientes de seu papel social. O projeto se relaciona ao eixo temático “Promoção da igualdade e fortalecimento da democracia” da UFSC, ao propor uma Educação Matemática que reconhece a diversidade, valoriza a participação ativa dos estudantes e contribui para a formação de sujeitos socialmente engajados. A pesquisa aponta caminhos para futuras investigações empíricas que explorem como a subjetividade se manifesta em diferentes contextos escolares e como práticas pedagógicas podem promover aprendizagem significativa, inclusão e cidadania. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Blumenau pt_BR
dc.subject Educação Matemática; Subjetividade; Objetivação; Formação de Sujeitos; Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.title Subjetividade em ação: explorando o aprender matemático pela Teoria da Objetivação pt_BR
dc.type video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
IC.mp4 77.64Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar