Subjetividade em ação: explorando o aprender matemático pela Teoria da Objetivação
Show simple item record
| dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
| dc.contributor.advisor |
Wagner, Guilherme |
|
| dc.contributor.author |
Russi, Abigail |
|
| dc.date.accessioned |
2025-08-29T12:27:25Z |
|
| dc.date.available |
2025-08-29T12:27:25Z |
|
| dc.date.issued |
2025-08-28 |
|
| dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267768 |
|
| dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Departamento de Ciências Exatas e Educação/DCEE/CBLU |
pt_BR |
| dc.description.abstract |
**** |
pt_BR |
| dc.description.abstract |
Esta pesquisa investiga como a subjetividade emerge nos processos de aprendizagem da Matemática, articulando a Teoria da Objetivação (Radford, 2021) e a Teoria da Subjetividade (González Rey, 2005; Wagner, 2024). Desenvolvida com abordagem teórica e qualitativa, a investigação utilizou revisão bibliográfica crítica para compreender como os sujeitos se constituem no contexto da Educação Matemática, considerando dimensões simbólicas, afetivas e culturais.
O estudo destaca que aprender Matemática não é apenas adquirir conteúdos, mas participar de um processo intersubjetivo, em que gestos, linguagem, silêncios e interações sociais contribuem para a construção do conhecimento e da própria subjetividade. A análise evidencia que práticas pedagógicas centradas exclusivamente em técnica ou desempenho reduzem a aprendizagem e desconsideram a complexidade do sujeito. Ao contrário, práticas éticas, dialógicas e sensíveis à alteridade favorecem a emergência de sujeitos críticos, autônomos e conscientes de seu papel social.
O projeto se relaciona ao eixo temático “Promoção da igualdade e fortalecimento da democracia” da UFSC, ao propor uma Educação Matemática que reconhece a diversidade, valoriza a participação ativa dos estudantes e contribui para a formação de sujeitos socialmente engajados. A pesquisa aponta caminhos para futuras investigações empíricas que explorem como a subjetividade se manifesta em diferentes contextos escolares e como práticas pedagógicas podem promover aprendizagem significativa, inclusão e cidadania. |
pt_BR |
| dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
| dc.language.iso |
por |
pt_BR |
| dc.publisher |
Blumenau |
pt_BR |
| dc.subject |
Educação Matemática; Subjetividade; Objetivação; Formação de Sujeitos; Práticas Pedagógicas |
pt_BR |
| dc.title |
Subjetividade em ação: explorando o aprender matemático pela Teoria da Objetivação |
pt_BR |
| dc.type |
video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar